sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Exposição “Ultreia, o Caminho de Santiago” em Valença


A Biblioteca Municipal de Valença recebe a mostra fotográfica “Ultreia, o Caminho de Santiago” de 1 a 15 de Dezembro. A iniciativa é da Dirección Xeral do Património Cultural da Junta da Galiza.
Trata-se de uma colecção de cerca de 30 fotografias que nos remetem para vários pontos do traçado do Caminho Português para Santiago desde Barcelos até Santiago de Compostela.
O conjunto das fotografias mostra as várias dimensões do caminho na sua natureza humana, patrimonial, fantástica e religiosa. Fotografias a preto e branco mostram o caminho, a duas cores, em dimensões e perspectivas que, muitas vezes, escapam as olhares dos peregrinos. Esta exposição sai enriquecida com a presença de Valença que estará representada com duas fotos, uma alusiva à pedra “este é o caminho de ponte” e outra ao cruzeiro com o bastão, ambas na freguesia de Fontoura.
A mostra é itinerante e está a percorrer os vários concelhos galegos e portugueses abrangidos pelo projecto Translatio II – Herança Cultural do Caminho Português.
O acesso à exposição é livre e pode ser visitada das 10h às 12h30 e das 14h às 18h30 de segunda a sábado.
O principal objectivo do projeto Traslatio, uma iniciativa enquadrado no INTERREG IIIA, é promover o caminho português como um itinerário cultural europeu da euroregião, recuperando e revitalizando em rede diversos elementos do património histórico, arquitectónico, etnográfico e cultural deste Caminho para Santiago, assim como reforçar e valorizar a sua identidade, promovendo-a conjuntamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário