quinta-feira, 27 de março de 2008

H.A.C.C.P. - Segurança e Higiene Alimentar em Valença

A União Empresarial do Vale do Minho, dispõe do serviço na área da Qualidade, Higiene e Saúde Alimentar, cujo objectivo é alertar e informar as empresas sobre as novas regras do sector alimentar e quais as consequências do não cumprimento da Lei, colocando para esse efeito uma equipa de consultores à sua disposição. O Sistema HACCP é obrigatório para a Restauração, Talhos, Supermercados, Mercearias, Padarias e para todas as actividades que impliquem o manuseamento de produtos alimentares; o não cumprimento das normas implica o pagamento de coimas, que vão desde 500,00€ a 44.890,00€.
O que é o HACCP?
O HACCP - Hazard Analysis and Critical Control Points, que pode ser traduzido como Sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, é uma metodologia reconhecida internacionalmente e utilizada pelas entidades do sector alimentar. O sistema HACCP é uma importante ferramenta na protecção alimentar, consistindo num método preventivo. A sua implementação previne/minimiza os riscos alimentares, através da eliminação ou redução da probabilidade de ocorrência de uma eventual toxinfecção alimentar.
Onde se aplica o sistema de HACCP?
Os sistemas de HACCP podem ser implementados em todas as fases relacionadas com a produção de alimentos, desde a produção primária até ao fornecimento directo de alimentos ao consumidor, ou seja, toda a cadeia alimentar desde o produtor agrícola até ao restaurante. Estão também incluídas no âmbito do HACCP todas as actividades que forneçam produtos/ materiais para alguma fase da cadeia alimentar, como por exemplo, transportadores ou fabricantes de recipientes/ contentores para alimentos.
O sistema de HACCP é obrigatório?
O Regulamento (CE) 852/2004 de 29 Abril, de aplicação directa em todos os Estados Membros, prevê que, a partir de Janeiro de 2006, todos as actividades relacionadas com o ramo alimentar implementem um Sistema de Segurança Alimentar, com excepção das actividades de produção primária. Este regulamento prevê que no Sistema de Segurança Alimentar a implementar sejam aplicados os princípios do HACCP.
Quais são os princípios do HACCP?
O HACCP é um método baseado na aplicação de sete princípios técnicos e científicos que tem por finalidade garantir a inocuidade dos alimentos.
Serviços de Consultoria
Os serviços técnicos de Higiene e Segurança Alimentar (HACCP), da UEVM, fazem uma implementação faseada, de acordo com o sector de actividade, seguindo 4 etapas principais:
- Avaliação de diagnóstico, gratuita (verificação dos pré-requisitos e proposta de orçamento);
- Especificação de práticas (análise dos processos existentes, formação em HSA e registos);
- Aprovação de práticas (análise dos PCC’s);
- Finalização da Implementação (formação e entrega do MHSA).
in UEVM Informação

Sem comentários:

Enviar um comentário