terça-feira, 11 de março de 2008

Valença Recebe Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal de Valença receba a final distrital da 2ª edição do Concurso Nacional de Leitura, referente ao distrito de Viana do Castelo, no próximo sábado, 15 de Março. Os alunos presentes foram previamente seleccionados nas várias escolas dos concelhos de: Monção, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Valença.
Nesta fase do concurso, os alunos respondem a uma prova sobre leituras previstas para o 3º Ciclo do ensino Básico e para o Secundário. Este concurso pretende assim estimular e avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes: a 1ª fase, já efectuada nas escolas; a 2ª fase, a realizar agora nas Bibliotecas Municipais designadas pela D.G.L.B. Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas; e a 3ª fase, correspondente à final nacional, a ter lugar em Lisboa em colaboração com a RTP.
O júri distrital é composto pela directora da Biblioteca Municipal de Valença, Drª Isabel Costa, a escritora e professora Drª Maria José Areal e Doutor Cândido Oliveira Martins, da Universidade Católica Portuguesa (Braga).
Esta iniciativa é promovida pelo Plano Nacional de Leitura e destina-se a promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica. Este plano governamental – ver pormenores em <
www.planonacionaldeleitura.gov.pt> – tem articulação com a RTP, com a D.G.L.B. e com a rede das Bibliotecas Escolares.

Sem comentários:

Enviar um comentário