sexta-feira, 28 de março de 2008

Valença: Cruz Vermelha constrói lar e creche, um investimento de 2,6 ME

O núcleo de Valença da Cruz Vermelha Portuguesa vai construir na vila um lar de idosos e uma creche, num investimento de 2,6 milhões de euros comparticipado pelo Programa Pares, anunciou hoje o presidente da instituição.
Álvaro Santos disse à agência Lusa que o lar terá capacidade para 60 idosos e que a creche poderá acolher até 66 crianças. As obras, acrescentou, deverão arrancar até inícios de 2009, para estarem concluídas três anos depois. Com a nova infra-estrutura, a Cruz Vermelha irá também alargar o serviço de apoio domiciliário local, que neste momento abrange 37 pessoas mas que passará a ter capacidade para servir até 60.
O investimento será comparticipado em 70 por cento pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), do Ministério da Segurança Social, sendo a fatia restante assegurada pela Câmara de Valença e pela Cruz Vermelha.
Os equipamentos, cujo projecto de arquitectura já estão aprovados, irão nascer num terreno de mais de oito mil metros quadrados, doado este ano à Cruz Vermelha por um casal de idosos de Valença. "Esta doação permitiu-nos finalmente avançar para a concretização de um sonho antigo, para satisfazer uma lacuna que se faz sentir não só em Valença como nos concelhos vizinhos", referiu Álvaro Santos.
O responsável lembrou que em Valença, Vila Nova de Cerveira e Monção há apenas quatro lares para servir uma população de idosos que, segundo dados de 2001 do Instituto Nacional de Estatística, ascendia a quase 10 mil. Disse ainda que o número de creches na região "não chega, nem pouco mais ou menos, para as encomendas". "Vamos pôr de pé uma estrutura que há muito fazia falta no Alto Minho", frisou.
In Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário