segunda-feira, 30 de março de 2009

Gangue acusado de mais de 30 crimes

O Tribunal Judicial de Valença agendou para esta tarde as alegações finais, por parte do Ministério Pública e da Defesa, do caso do "gangue do McDonald's", acusado de dezenas de crimes, entre os quais o homicídio de um gasolineiro daquele concelho.
Após a inquirição de 160 testemunhas referentes a 32 inquéritos de várias comarcas do Norte, o julgamento, que decorreu em Valença durante cerca de três meses rodeado de aparatosas medidas de segurança, avança para a fase final. Os seis membros do gangue, entre os quais dois irmãos, respondem por crimes praticados entre Junho de 2007 e o início de 2008.
Durante o julgamento, o Ministério Público tentou mostrar que o grupo actuava "em locais isolados" e tinha um modus operandi "altamente violento" que "causou alarme social". Quase todos os arguidos têm antecedentes criminais, como Manuel Alberto Cunha, de 28 anos, apontado como líder do gangue, e o seu irmão, Nelson André, quatro anos mais novo. Cumpriram penas de prisão de quatro e cinco anos na Guarda, por furtos e homicídio na forma tentada, e logo aí, segundo a acusação, começaram a planear estes crimes. Já na Maia, de acordo com a acusação, formou-se o restante grupo que começou a actuar no Verão de 2007 com "planos gizados" para usar armas de fogo, viaturas furtadas por carjacking (e sempre encapuzados).
Homicídio qualificado, homicídio na forma tentada, furto qualificado e dano com violência são os principais crimes imputados ao grupo, suspeito de mais de 30 assaltos a postos de abastecimento de combustível e restaurantes da cadeia McDonald's no Grande Porto e Vale do Sousa, bem como carjacking. O crime mais grave imputado ao grupo aconteceu a 19 de Agosto de 2007, em Arão, Valença. Jorge Rocha, 25 anos, gasolineiro na Repsol, foi atingido com dois tiros na cabeça, durante um assalto, acabando por morrer.
in Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário