A Câmara Municipal de Valença, através da equipa de Sapadores Florestais, procedeu à plantação de 3 mil árvores nos montes das freguesias de Verdoejo e Sanfins.
Em Verdoejo foram plantadas cerejeiras bravas, carvalhos e castanheiros e em Sanfins carvalhos e cerejeiras bravas.
Com esta acção pretendeu-se introduzir nos montes espécies de folhagem autótectones em áreas anteriormente ardidas e em zonas despovoadas.
A equipa de Sapadores Florestais procedeu, também, nos últimos tempos à manutenção / limpeza de uma floresta de 130 hectares em Gondelim pertencente aos montes baldios da freguesia de Cerdal.
A equipa de Sapadores Florestais de Valença tem funções de silvicultura preventiva, vigilância, primeira intervenção e apoio ao combate aos incêndios.
A equipa é constituída por 5 elementos e uma viatura de intervenção rápida e actua durante todo o ano.
Os sapadores florestais de Valença receberam formação especializada na prevenção dos incêndios florestais e actuam, sobretudo, em acções de silvicultura preventiva, nomeadamente da roça de matos e limpeza de povoamentos, da realização de fogos controlados, manutenção e beneficiação da rede divisional, linhas corta-fogo e outras infra-estruturas, nomeadamente pontos de àgua.
À equipa de Sapadores Florestais cabe, ainda a função de vigilância da área do concelho, de apoio ao combate aos incêndios florestais e às operações de rescaldo, bem como à sensibilização do público para as normas de conduta em matéria de acções de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas, nomeadamente, através da sua demonstração.
Sem comentários:
Enviar um comentário