terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Encontro das Janeiras em Valença

A Câmara Municipal promove o Encontro das Janeiras de Valença domingo, 17 de Janeiro, às 15h00, com a presença de mais de 200 participantes representativos de 13 grupos do concelho, no Salão  Polivalente da Escola EB 2 e 3 / S.
Este primeiro encontro pretende reviver e incentivar uma manifestação cultural muito enraizada na cultura tradicional valenciana e que, todos os anos, leva muitos grupos a animarem as noites de inverno cantando, ainda, porta a porta, os Reis até 6 de Janeiro e as Janeiras até ao fim do mês. Estas últimas, sobretudo, nas freguesias de maior dimensão.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Mendes, este primeiro encontro pretende mostrar aos valencianos e à região uma manifestação cultural popular e com larga tradição em Valença que a autarquia está empenhada em valorizar e projectar como elemento fundamental da memória colectiva do concelho.
Um amplo reportório de canções, das mais inéditas às mais tradicionais, prometem uma tarde muito animada a cargo de várias associações e escolas valencianas.
O Encontro contará com a presença de: Rancho Folclórico de Cerdal;  “Os Amigos do Bombinho” de Fontoura; Rancho Infantil de Friestas;  Associação Recreativa de São Salvador de Gandra;  Rancho Folclórico de Ganfei;  Associação Cultural de Gondomil;  Rancho de São Julião;  Escola de Musica de São Pedro da Torre;  Grupo das Janeiras da Silva;  Ronda Típica de Valença; Coral Polifónico de Verdoejo;  Comissão de Festas de Valença; Grupo das Janeiras da ETAP Valença.
O primeiro Encontro das Janeiras de Valença conta, ainda, com a especial colaboração das juntas de freguesia do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário