terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Valença a Pedalar na Ecopista

A Câmara Municipal vai promover a iniciativa “Valença a Pedalar”, na Ecopista do Rio Minho, no próximo dia 30 de Janeiro, sábado. A saída está marcada para as 9h30 do Centro de Interpretação da Ecopista, na Ponte Seca, em Valença e está aberta a todos os interessados.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Mendes, com esta iniciativa pretende-se estimular os valencianos e turistas a utilizarem a bicicleta na Ecopista e a terem práticas de vida saudável. Para o autarca esta é a primeira de um conjunto de iniciativas que a Câmara Municipal vai levar a efeito, durante o ano, para a dinamização e projecção desta via verde.
A Ecopista do Rio Minho, de Valença a Monção, Prémio Europeu Vias Verdes, é uma via “colada” ao rio que faz o aproveitamento da antiga linha do caminho-de-ferro. A via tem uma extensão de 16 Km (9 Km em Valença e  7 Km em Monção).
A ponte metálica do Manco, sobre o rio Furna, em Friestas e a do rio Gadanha, no troço de Monção, merecem uma atenção específica, nesta via,  pelo facto de terem sido as primeiras no país a utilizarem estruturas em ferro, o que faz destas pontes exemplares do património ferroviário português.
O percurso da ecopista proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, contactos com o rio Minho, ribeiros e vistas sobre a fortaleza de Valença, a Catedral de Tui e a Torre de Lapela. As pesqueiras, as praias fluviais e ínsuas, inseridas na Rede Natura 2000, e um vasto património edificado proporcionam trilhos turísticos complementares à ecopista, nomeadamente o da Insua do Crasto e o Entre Mosteiros.
A linha do caminho-de-ferro chegou a Monção em 1915 e funcionou até 1990.
Valença Aposta nas Vias Verdes
A Câmara Municipal está, também, a ultimar o projecto de ligação da Ecopista do Rio Minho à Marginal da Senhora da Cabeça e, futuramente, ao Parque de Lazer de Arão, que resultará da transformação da antiga ETAR em espaço de lazer e convívio. Com esta ligação a autarquia proporcionará um corredor verde que percorrerá o Rio Minho na sua passagem por Valença e permitirá, ainda, um contacto privilegiado com a Fortaleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário