quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Exposição “São Teotónio – Primeiro Santo Português”

O Núcleo Museológico de Valença inaugura a exposição “São Teotónio – Primeiro Santo Português”, 18 de Fevereiro, quinta-feira, às 17h00. A mostra é uma iniciativa do Município de Valença e estará patente ao público até 18 de Abril.
A imagem de São Teotónio, da Capela do Museu Militar do Porto, pela sua originalidade, dimensão e valor histórico é o ex-libris desta mostra. Na exposição merecem, ainda, referencial especial os óleos sob madeira do Seminário de São José de Viseu, uma escultura de São Teotónio da Paróquia de Povolide de Viseu, óleos sob tela da Igreja de Santa Cruz de Coimbra a representar a assistência de São Teotónio a D. Afonso Henriques e a abençoar o parto da rainha D. Mafalda e a escultura de São Teotónio em madeira com as vestes de Cónego Regrante da Cúria Diocesana de Viana do Castelo.
Esta exposição pretende evidenciar e promover a imagem e o conhecimento do mais ilustre dos valencianos – São Teotónio, primeiro santo português, nascido em Ganfei.
A exposição conta com espólio das dioceses de Viana do Castelo, Viseu, Coimbra e ainda do Museu Militar do Porto, Confraria de São Teotónio, Galeria Dorian e particulares.
Exposição – 18 de Fevereiro a 18 de Abril
“São Teotónio – Primeiro Santo Português”
Núcleo Museológico de Valença
Tlf. 251806020
Horários:
Terça a Sexta-feira: 9h às 17h 
Sábados: 10h às 12h e das 14h30 às 17h30
Domingos: 14h às 17h 

Sem comentários:

Enviar um comentário