quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Trilho da “Ínsua do Crasto” em Valença. Abre Temporada Pedestre com 5 Novos Trilhos

A Câmara de Valença abre a temporada pedestre de 2010 com uma caminhada no trilho da “Ínsua do Crasto”, no próximo sábado, 6 de Fevereiro. Este ano a autarquia vai lançar 5 novos trilhos que vão enriquecer a Rede Municipal de Percursos de Valença.
O Trilho da Ínsua do Crasto é um percurso com 11,95 Km's encostado ao rio Minho e às pesqueiras com passagens pela Ínsua do Crasto e foz do Rio Manco, complementar à Ecopista do Rio Minho Valença / Monção.
O ponto de encontro está marcado para a igreja paroquial de Friestas, às 9h00 e o início da caminhada para as 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 4 horas. A caminhada será orientada por monitores que proporcionarão uma interpretação detalhada dos vários espaços de interesse ambiental atravessados por este trilho.
O primeiro ponto de destaque vai para o Portão dos Crastos: uma fachada imponente onde a ecopista e o trilho se encostam à EN 101. A emblemática Ínsua do Crasto, uma língua de terra no rio Minho, já nos limites com Monção e a Foz do Rio Manco, são pontos marcantes do percurso onde o trilho é de interpretação da natureza. Trata-se de uma zona onde a fauna e a flora são abundantes. Com um pouco de sorte será até possível ver alguma lontra ou vison, comuns neste autêntico refugio da natureza, nas margens do rio Minho. Pelas margens ribeirinhas do rio Minho o percurso segue para sul, até ao emblemático cruzeiro medieval de Verdoejo, percorrendo itinerários agrícolas, trilhos de pescadores e velhas pesqueiras, outrora percorridos por contrabandistas.
Trata-se de um percurso de pequena rota de características paisagístico-ecológico, com um grau fácil, com uma cota máxima os 68 metros.
O mapa anual de caminhadas em Valença contempla os seguintes percursos: 6 de Fevereiro – Trilho da Ínsua do Crasto; 13 de Março – Trilho de Cerdal; 10 de Abril - Trilho Entre-Mosteiros; 8 de Maio – Trilho do Monte do Carvalho; 5 de Junho – Trilho Castelo da Furna; 10 de Julho – Trilho do Alvarinho; 11 de Setembro – Trilho do Real; 9 de Outubro – Trilho do Monte do Faro; 13 de Novembro – Trilho da Veiga da Mira; 24 de Novembro – Percurso nos Caminhos de Santiago; Dezembro Trilho da Mina de São Silvestre.
A autarquia valenciana vai premiar a fidelidade dos caminheiros com lembranças úteis para a realização dos percursos.

Sem comentários:

Enviar um comentário