segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Valença Promove a Lampreia do Rio Minho

26 restaurantes de Valença promovem a excelência da lampreia nos fins de semana de Fevereiro e Março, no âmbito da Rede Intermunicipal de Promoção da Lampreia do Rio Minho.
Uma oportunidade singular para saborear um dos pratos mais genuínos da gastronomia tradicional de Valença, bem como para (re)descobrir os encantos  do concelho, numa época repleta de animação cultural e recreativa.
Trilhos Pedestres, corsos carnavalescos, visitas guiadas à Praça-Forte,  teatro, museus abertos ao fim de semana, uma exposição sobre as artes tradicionais de pesca da lampreia no rio Minho e uma mostra, com degustação, são algumas das actividades que Valença vai proporcionar durante os meses de Fevereiro e Março.
Para o Presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, “esta iniciativa  coloca em evidência a restauração mais genuína e singular de Valença e da região”. “É uma aposta de qualidade num target turístico já com um peso significativo para Valença e em que o município está vivamente empenhado em valorizar, apostando nos produtos e valores locais”.
Além da promoção deste recurso local, com a apresentação nos restaurantes de Valença de vários pratos confeccionados com a famosa lampreia, durante os fins-de-semana de Fevereiro e Março, foi criada uma rede intermunicipal com o objectivo de certificar este produto gastronómico e criar uma Confraria da Lampreia do Rio Minho.
Com esta iniciativa, os municípios do Vale do Minho e a ADRIMINHO apostam na valorização e afirmação de um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia tradicional da região.
A futura Confraria da Lampreia do Rio Minho terá como objectivo máximo a defesa e promoção da gastronomia tradicional do Vale do Minho, em especial os pratos elaborados à base de lampreia.
“Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” é um projecto que reúne  os vários concelhos do Vale do Minho num esforço de  promoção da cultura e tradição da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário