quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Concerto da Banda Sinfónica do Exército na Eurocidade Homenagem ao Maestro Sousa Morais

A Banda Sinfónica do Exército Português vai dar um concerto de homenagem ao Maestro Sousa Morais, sexta-feira, 4 de outubro, às 21h30, no Teatro Municipal de Tui, com entrada gratuita.
Pela primeira vez a Eurocidade Tui Valença recebe um concerto da principal banda do Exército Português, evocativa de tantas memórias das bandas militares e músicos que, ao longo de séculos, fizeram o seu percurso, também, na Praça-Forte de Valença.
A atuação da Banda Sinfónica do Exército abre um ciclo de concertos, em Valença e Tui, de homenagem ao Maestro Sousa Morais, um dos principais compositores portugueses de sempre.
Programa do Concerto
O programa do concerto consta a interpretação das peças “Homenagem a Mouzinho de Albuquerque”, “Montanhesa” e “Uma Festa no Minho – 2ª Rapsódia”, da autoria do Maestro Sousa Morais. O concerto será, ainda enriquecido com as peças “La Torre del Oro – Preludio”, de Gerónimo Giménez e “The Planets Jupiter”de Gustav Holst/Arr. James Curnow. A direção estará a cargo do  Major Alexandre Coelho.
Banda Sinfónica do Exército
A Banda Sinfónica do Exército é a herdeira da larga tradição musical do Exército Português, compreende instrumentistas de sopro, cordas e percussão com 80 elementos.
Maestro Sousa Morais Compositor Excecional com Mais de 300 Obras
O percurso do Maestro Sousa Morais começou a 30 de Setembro de 1872 no Batalhão de Caçadores N.º 7, aquartelado na Praça-Forte de Valença. Daqui percorreu Portugal sempre ligado à música, como músico, maestro, professor e compositor.
O seu legado, ainda hoje estudado e interpretado, é composta por um número indeterminado de obras, das quais apenas cerca de 300 estão identificadas e localizadas. 
Sempre Ligação a Valença 
Valença está representada na sua obra com a “Montanhesa”, criada em 1909, evocativa da Romaria da Senhora do Faro.

Sem comentários:

Enviar um comentário