terça-feira, 1 de abril de 2008

Dia do Livro Infantil em Valença

Teatro de Marionetes “A Pequena Fábrica de Pinguins”
A Câmara Municipal de Valença celebra o Dia Mundial do Livro Infantil com teatro de marionetes e encontro com o escritor Viale Moutinho nos próximos dias 2 e 3 de Abril, na Biblioteca Municipal.
Para amanhã, 2 de Abril, estão programadas duas sessões do espectáculo de marionetas “A Pequena Fábrica de Pinguins, às 10h e às 14h, no auditório da Biblioteca Municipal, a cargo da companhia de teatro “Comédias do Minho”.
Trata-se de um teatro visual que faz uso de objectos e marionetas. O cenário do espectáculo é um laboratório clandestino (incubadora do ovo do sentimento pinguim), onde habitam marionetas, ovos e outros objectos distribuídos pelo espaço.
O trabalho das actrizes é feito literalmente a seis mãos, já que muitas vezes é mesmo assim que fazem viver as personagens. O corpo todo é utilizado de forma surpreendente, joga como objecto, com o cenário, multiplica-se. Há uma interacção constante, as actrizes não se escondem atrás das marionetas e objectos, pelo contrário, afirmam a sua presença física e dialogam entre si, com a música e todos os elementos em cena. O espectáculo propõe o ingresso num outro mundo, um universo inventado, criador de uma poética e de um tempo próprio, que transporta o público até ele.
Entre os objectivos pedagógicos deste espectáculo encontra-se a intenção da autarquia valenciana promover experiências significativas de aprendizagem e lazer, proporcionar ao público infantil o contacto com outras formas de representação, designadamente as marionetas, bem como proporcionar propostas de interpretação e de criação, para que os alunos, com o apoio e a mediação dos professores, desenvolvam competências cognitivas, expressivas, críticas e criativas a partir do espectáculo.
Para o dia 3 de Abril, está programado um encontro com o escritor Viale Moutinho, na secção infantil da biblioteca valenciana, a partir das 13h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário