quarta-feira, 9 de julho de 2008

Apresentação do Plano de Intervenção para o Vale do Minho

Plano de Acção para o Rio Minho apresentado em Valença
A Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho vai promover uma sessão pública de apresentação do Plano de Intervenção/Planos de Acção para o Vale do Minho e o Rio Minho, no próximo dia 11 de Julho, pelas 10h30, na Pousada de S. Teotónio, em Valença.
Este estudo desenvolvido pela Parque Expo, S.A., no âmbito de uma candidatura à medida 1.4 do ON, define uma estratégia integrada e operativa para o desenvolvimento do Vale do Minho tendo em conta quatro eixos fundamentais: preservação, valorização, dinamização e promoção do rio Minho, como eixo mobilizador do desenvolvimento. Assim, este Plano de Intervenção consubstancia uma estratégia supra-municipal e transfronteiriça que reflecte um desenvolvimento territorial para o futuro para o Vale do Minho, assente naqueles eixos e, ao mesmo tempo, indutora da valorização do potencial humano e da competitividade do território. Destaque ainda, para o Plano de Acção do Rio do Minho que visa a requalificação e valorização do Rio e suas margens, através da criação de espaços de usufruto público de qualidade.
Para tal, foi identificado um conjunto de projectos/acções que visam a requalificação do rio Minho e seus afluentes e que, sendo concordantes com as orientações estratégicas sectoriais e territoriais definidas para a região Norte, induzam o desenvolvimento social e económico do Vale do Minho respeitando e potenciando os valores ambientais presentes, numa estratégia de desenvolvimento sustentável, no quadro da política nacional e regional subjacentes ao QREN e seus programas operacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário