terça-feira, 1 de julho de 2008

Nada Trava TGV Porto / Valença / Vigo

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Carlos Lage, garantiu hoje que "nada trava a marcha" do projecto linha de alta velocidade entre Porto e Valença, com conclusão prevista para 2013.
Segundo Carlos Lage, apesar de "alguma polémica" registada em Portugal sobre as grandes obras públicas, o projecto do comboio de alta velocidade (vulgo TGV) está "perfeitamente estudado" e "não há nada que o trava".
"O TGV é uma escolha feita pelo Estado português e a linha Porto-Vigo uma peça essencial dessa escolha", disse Carlos Lage, que falava em Santiago de Compostela no final de uma reunião de trabalho com o presidente da Junta da Galiza, Emílio Pérez Touriño.
Segundo o presidente da CCDRN, "dentro de pouco tempo vai ser feita a avaliação de impacte ambiental entre Braga e Valença e na segunda metade do próximo ano haverá a abertura do concurso para construção da linha".
Lage garantiu que nada afecta a decisão do Estado português para prosseguir com a construção das infra-estruturas necessárias para o País ter "acesso fácil" à rede de alta velocidade da Península Ibérica e da Europa.
A nova direcção do PSD contestou o investimento na linha de comboio de alta velocidade, defendendo que deveria ser dada prioridade às políticas sociais.
Pérez Touriño referiu-se à futura linha de alta velocidade entre o Porto e Vigo como a "coluna vertebral" da euroregião e garantiu que, do lado galego, o troço entre Vigo e Porriño já passou a fase de consulta pública e que o troço de Porriño a Valença prepara-se para entrar nessa fase.
"É um projecto vital, decisivo e estruturante para esta euroregião", sublinhou o líder do Governo regional da Galiza.
Do lado português, a linha tem um custo estimado de 1,5 mil milhões de euros, dos quais 845 milhões para o troço entre Valença e Braga e 635 milhões para a ligação entre Braga e o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.
De acordo com os compromissos assumidos pelos governos dos dois países, a ligação estará pronta em 2013.
In VCP. /Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário