quarta-feira, 16 de julho de 2008

"Sai Pra Rua" - 2º Festival de Animação de Rua de Valença

Valença recebe o Sai Pra Rua – 2º Festival de Animação de Rua de Valença, de 25 a 27 de Julho, com a presença de treze destacados grupos mundiais. O teatro, o circo, a música e a dança estarão presentes em cinco palcos diferentes na Fortaleza e nas avenidas centrais que serão os palcos privilegiadas para mais de 90 horas de espectáculos.
Do cartaz deste ano destaca-se a presença dos Teatre de Lull, de Espanha, um grupo que representa o verdadeiro espirito do teatro de rua, com um espectáculo onde não faltará a música, a pirotecnia e a percussão. Um cartaz que conta, ainda, com nomes sonantes da arte de rua como
Price % Mccoy (Austrália), Rod Laver (Inglaterra), Pedro Tochas (Portugal), Mr Spin (Austrália), Dado (Austrália), Teatro Pachuco (México), Equipe B (Bélgica), Eddie Only (Holanda), Pandorra Pink (Inglaterra) e Tosta Mista (Dinamarca). Todos estes grupos proporcionarão espectáculos nos vários palcos. No tocante aos grupos itinerantes que animarão Valença, estes dias, destaca-se a presença dos Poles Apart Stilts (Reino Unido), Fabolous Fat Brothers (Inglaterra), Fanfarra Kaustica (Portugal), Denise (Inglaterra), Jens Altheimer (Dinamarca), 2 de Treta (Portugal) e Klezmer Street Band (Holanda).
Os espectáculos começam às 11.00 h da manhã e terminam às 20.00h. À noite, na Praça da República, actuarão, em palco, os artistas mais conceituados. Dentro da Fortaleza, para além da Praça da República, a rua Major Severino (Coroada) e o Largo Dr. José Maria Rodrigues são os espaços escolhidos para as actuações. No exterior da Fortaleza os espectáculos decorrerão na avenida Miguel Dantas e próximo à Estação dos Caminhos de Ferro.
Para Pedro Tochas, um dos artistas referência desta iniciativa o “Sai Pra Rua é um festival de animação de rua a sério que se organiza em Portugal e Valença possui condições excelentes para o protagonizar pelo enquadramento cénico da Fortaleza e uma vida comercial e atracção turística singular e de grande peso”.
Este é um conceito de festival para a família onde todos podem assistir, participar e divertir-se e onde a rua volta a ser o local privilegiado para as grandes manifestações culturais.
Trata-se de um Festival assente na hospitalidade, através de um conjunto de actividades culturais de rua, onde se mistura a realidade e fantasia, levando os visitantes a contemplarem um ambiente de festa que encanta todos quanto se cruzam com os artistas.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e da Ritmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário