quarta-feira, 30 de julho de 2008

Volta a Portugal - de Valença a Faro

Um paraplégico e uma portadora de paramiloidose (doença dos pezinhos) partem, sexta-feira, de Valença para uma Volta a Portugal em Cadeira de Rodas, numa aventura com 900 quilómetros que terminará a 15 de Agosto, em Faro.
«A deficiência não é uma fatalidade, mas sim um desafio, e é isso mesmo que queremos provar com esta Volta a Portugal, que se assume também como um grito de protesto contra a desigualdade de oportunidades que continua a grassar no país, a vários níveis», disse, à Lusa, José Lima, o mentor desta iniciativa.
Com 53 anos de idade, José Lima ficou paraplégico em 1997 quando foi «esmagado» por um elevador que estava a reparar no Ministério das Finanças de Angola.
Em 2007, Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, percorreu sozinho, na sua cadeira com pedais manuais, os 800 quilómetros que separam Viana do Castelo de Faro, para alertar para a causa da deficiência.
IOL Diário

terça-feira, 29 de julho de 2008

"Sai Pra Rua" com Muito Público da Galiza

O festival de animação "Sai prá rua", que terminou este Domingo, levou mi-lhares de galegos a Valença, o que, segundo Joaquim Covas, vereador do Pelouro da Juventude da Câmara valenciana, "é uma aposta ganha pela divulgação feita na Galiza".
A segunda edição deste festival de arte de rua acabou com uma gala que juntou milhares de pessoas na Praça da República, no interior das muralhas. Joaquim Covas, em declarações ao JN, disse que, "depois desta edição, a da confirmação, deverá ser feita uma mediatização dos espectáculos para que a próxima edição seja a da consagração".
Orgulhoso do êxito do evento, disse ainda que, "apesar de ser muito difícil realizar um evento destes em Portugal, a organização conseguiu levar os visitantes a assistirem e a apreciarem um ambiente de festa, raro em Portugal, que encantou todos os que se cruzam com os artistas".
O ambiente de festa, misturando o teatro, o circo, a música e a dança, esteve, durante três dias, presente em cinco palcos na Fortaleza e nas avenidas centrais, de manhã à noite, em todos os cantos da cidade.
As ruas de Valença serviram de palco para apresentar "performers" de vários países, como Pandora Pink, do Reino Unido, os acrobatas Price e McCoy, o palhaço corcunda Dado, da Austrália, e o português Pedro Tochas, comediante reconhecido pela stand-up comedy, entre outros.
As centenas de espectáculos que ocorreram, simultaneamente, em vários pontos da cidade culminaram com a gala protagonizada pelo grupo Teatre de L'ULL, uma companhia independente que realiza vários espectáculos, tanto para as salas de teatro como para a rua, e que aposta numa performance em que integra as características do próprio evento e do lugar onde actua.
in Jornal de Notícias

segunda-feira, 28 de julho de 2008

IX Noite Internacional do Miño

Grupos do Senegal, Venezuela, Croacia e País Basco
O Parque do Laxal, en Rebordáns, acolle o mañá martes, ás 21.30h, a IX Noite Internacional do Miño organizada pola Escola de Baile e Gaitas “San Fins” de Rebordáns coa colaboración da Concellería de Cultura de Tui. Trátase dun espectáculo no que o folclore é o nexo de unión entre país moi diversos. Este ano están presentes grupos de Senegal, Venezuela, Croacia, amais do Pais Basco e Galicia.

domingo, 27 de julho de 2008

Valença - Rede de Alta Velocidade

Técnicos já estudam melhor trajecto
Os técnicos da rede ferroviária de alta velocidade já estão no terreno a estudar o melhor trajecto para a linha do TGV, que vai ligar o Porto a Vigo. Em Valença, os representantes da RAVE deixaram a garantia de que o Estudo de Impacto Ambiental deve ficar concluído até ao final do mês de Setembro.
in RTP

sexta-feira, 25 de julho de 2008

WOK - Ritmo Avassalador

O Maior Espectáculo de Percussão Portuguesa em Valença
Os Toca a Rufar vão apresentar o espectáculo “Wok” em Valença, no próximo dia 9 de Agosto, às 22h00, na Praça D'Armas da Coroada, no interior da Fortaleza.
Trata-se de um espectáculo do veterano percussionista Rui Júnior, fundador dos Tocá Rufar.
Para além do espectáculo os “Toca a Rufar” vão promover um workshop, sobre percussão, durante os dias 7 e 8 de Agosto, para os jovens participantes no Fun Kids de Valença. No âmbito desta actividade está programado, também, um desfile pelas principais avenidas de Valença dos Toca a Rufar, no próximo dia 9 de Agosto, a patir das 16h00, com a presença dos jovens valencianos que participam no Fun Kids.
Totalmente renovado e com um novo elenco de grandes artistas, novos temas, novas ambiências e a participação de uma grande equipa de prestígio, este espectáculo tem o Ritmo como pano de fundo. Este é explorado e desenvolvido de diversas formas, conceitos e timbres através dos tambores tradicionais portugueses, da luta de paus e coreografias inspiradas no imaginário tradicional português.
A disposição dos instrumentos no espaço físico e sua exploração como adereços, a movimentação em palco, a cor e as diversas ambiências sugeridas são alguns dos factores que tornam este espectáculo uma experiência inesperada.
2007 foi o ano da consagração pelas participações em espectáculos de grande notoriedade, como foram os casos dos Trovante e Xutos e Pontapés, ambos no Campo Pequeno.
O espectáculo de Valença insere-se na digressão nacional que está a percorrer o pais e que contemplará mais de 200 espectáculos. Esta digressão teve a sua estreia em 5 de Abril no Centro Cultural de Samora Correia.

WOK - Maior Espectáculo de Percussão Portuguesa em Valença


WRESTLING - Luta Americana em Valença


quinta-feira, 24 de julho de 2008

Teatro, Comédia, Circo, Música, Malabarismo

2º Festival de Animação de Rua de Valença
Arranca já na sexta-feira, 25 de Julho, a segunda edição do Festival de Artes de Rua de Valença – o “Sai Pra Rua”, com a presença de treze conceituados grupos de animação de rua oriundos de vários continentes que decorrerá até domingo, 27 de Julho.
O destaque vai para a gala nocturna com os Teatre d L'Ull, na Praça da República, a partir das 22h00. No dia 25 de Julho será apresentado o espectáculo “Ritme & Foc” e nos dias 26 e 27 “Foc i Canya”.
“Ritme & Foc” conta a história de uma viagem divertida de uma banda de artistas músicos, com muitos sons afro-latino-americanos dos anos sessenta e setenta. “Foc i Canya” leva-nos até a um mundo mágico repleto de música, espectáculo piro-musical e muito dinamismo.
O cartaz de 2008 conta, para além dos Teatre d'Ull, com Price % Mccoy – acrobatas sem suporte (Austrália); Rod Laver – recordista mundial de ping-pong oral, tocando música com bolas de ping pong (Inglaterra); Pedro Tochas – conhecido stand-up comedia e malabarismos (Portugal); Mr Spin – malabarismo e mimica (Austrália), Dado – palhaço afectuoso (Austrália), Teatro Pachuco – cinema e circo à mistura (México), Equipe B – caricatura e magia (Bélgica), Eddie Only – música, comédia e canto (Holanda), Pandorra Pink- manipuladora de caixas (Inglaterra) e Tosta Mista – cómico surreal e malabarista (Dinamarca). Todos estes grupos proporcionarão espectáculos nos vários palcos. No tocante aos grupos itinerantes que animarão Valença, estes dias, destaca-se a presença dos Poles Apart Stilts (Reino Unido), Fabolous Fat Brothers (Inglaterra), Fanfarra Kaustica (Portugal), Denise (Inglaterra), Jens Altheimer (Dinamarca), 2 de Treta (Portugal) e Klezmer Street Band (Holanda).
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, “trata-se de uma iniciativa que pretende marcar culturalmente Valença e a região com um festival de grande qualidade que se pretende afirmar como um dos grandes atractivos do verão valenciano”.
Muito teatro, circo, comédia, música e dança animarão os cinco palcos diferentes na Fortaleza e nas avenidas centrais que serão os espaços privilegiadas para mais de 90 horas de espectáculos. Dentro da Fortaleza, para além da Praça da República, a rua Major Severino (Coroada) e o Largo Dr. José Maria Rodrigues são os espaços escolhidos para as actuações. No exterior da Fortaleza os espectáculos decorrerão na avenida Miguel Dantas e próximo à Estação dos Caminhos de Ferro.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e da Ritmos.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Valença Destino Turístico de Eleição na Rough Guides

Valença aparece como um dos locais imperdíveis para visitar em Portugal.
A Rough Guides, uma das maiores editoras de guias de viagens do mundo, com guias para mais de 200 destinos e de centenas de discos world music, sugere locais imperdíveis em Portugal “impossíveis de ver numa só viagem, desde edifícios históricos a belezas naturais e eventos vibrantes”, em que se inclui Valença. Cada item tem página própria detalhada.
Pela curiosidade apresentamos um extracto da referência: "Valença do Minho and around. Get beyond the uninspired modern surroundings of VALENÇA DO MINHO (or just Valença), 17km northeast of Vila Nova de Cerveira, and you'll discover an absurdly quaint old town clumped amid perfectly preserved seventeenth-century ramparts on a hillock above the river." Para ler mais:

domingo, 20 de julho de 2008

Friestas Queixa-se da Antena

O deputado do PCP Honório Novo acaba de questionar os ministérios da Saúde, do Ambiente, e da Economia sobre o licenciamento de uma antena de telemóveis na freguesia de Friestas, em Valença. A antena foi colocada há poucos anos no centro do lugar da Ganda e, de acordo com Honório Novo, “o local escolhido não poderia ser pior nem mais capaz de gerar a controvérsia, que aliás, desde então, não tem cessado de aumentar”. Isto porque está instalada junto a habitações e, desde então, “sucedem-se as reclamações populares e a atribuição da responsabilidade do crescimento de certas doenças”, sublinha o deputado.
Enxaquecas permanentes, alterações do ritmo cardíaco, estados de ansiedade, casos de AVCs e eclosão de tumores em número considerado anormal são, de acordo com Honório Novo, as queixas mais frequentes dos “vizinhos” desta antena. A própria ANACOM terá mesmo deslocado técnicos ao local, “os quais verificaram níveis elevados de radiação no interior das casas mais próximas da antena”. Para além de querer apurar o que o Governo tem a dizer sobre as questões relativas às incidências negativas na saúde das populações, Honório Novo quer também que sejam analisadas as respectivas consequências ambientais, bem como conhecer com exactidão o processo relativo ao licenciamento e à instalação de um equipamento desta natureza.
in Rádio Geice

Despiste em Gondomil Provoca 2 Feridos Graves

O despiste de uma viatura ligeira, hoje, em Valença, provocou quatro feridos, dois deles em estado grave, transportados para o Centro Hospitalar do Alto Minho pela nova ambulância SIV (Suporte Intermédio de Vida) colocada naquele concelho. O acidente deu-se cerca das 08.10 de domingo, em Gondomil, arredores de Valença, numa recta, seguida de curva.
O condutor não terá controlado a viatura e despistou-se na zona da curva e depois capotou várias vezes”, explicou fonte dos Bombeiros Voluntários de Valença. Os quatro ocupantes, um grupo de amigos com idades entre os 30 e os 40 anos, foram retirados do interior da viatura apresentado “várias lesões na coluna dorsal e lombar”. Dois deles foram transportados ao hospital de Viana do Castelo com ferimentos graves pela nova ambulância SIV do INEM, colocada no centro de saúde de Valença no âmbito da reestruturação das urgências e munida de equipamento de avaliação e estabilização.
in Rádio Geice

sábado, 19 de julho de 2008

De Valença ao Algarve em Cadeira de Rodas

A primeira Volta a Portugal em Cadeira de Rodas vai sair para a estrada a 1 de Agosto. Mas mesmo com os 20 atletas inscritos que pretendiam percorrer em 15 dias 900 quilómetros, apenas dois vão poder participar, devido à falta de apoios. "Eram necessários 33 mil euros para comprar as cadeiras adaptadas e de apoios foi muito complicado", explicou ao DN gente José Lima, o paraplégico que, em 2007, numa cadeira de rodas adaptada, ligou Viana do Castelo a Faro. (...)
O objectivo para esta primeira edição da volta é percorrer em 15 dias os mais de 900 quilómetros entre Valença e a cidade de Quarteira, no Al- garve e há vários dias que estão em curso os treinos, com viagens entre Viana do Castelo e Ponte de Lima. As handbikes que utilizam, de pedais manuais, caixa de velocidades e de fibra de carbono, podem até possuir um sistema eléctrico para permitir vencer as subidas mais íngremes, variando o custo de cada uma entre 1100 e 2900 euros. (...)
in Diário de Notícias

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Valença e Vale do Minho Cooperam Com Cabo Verde

Um grupo de autarcas do Alto Minho, de Portugal, ofereceu hoje a duas escolas do concelho cabo-verdiano de Santa Cruz, interior da ilha de Santiago, equipamentos completos multimédia, no âmbito de uma cooperação que teve início há três anos.
Os novos equipamentos entregues esta manhã, nas escolas de Pedra Badejo e Achada Fazenda, concelho de Santa Cruz, no âmbito da visita ao arquipélago de autarcas de cinco câmaras do Minho, consubstancia-se dentre outros, em livros escolares, atlas geográficas, dicionários e computadores. Em Cabo Verde estão os presidentes das câmaras de Valença, Vila Nova da Cerveira, Paredes de Coura e Melgaço e o vice-presidente da Monção. Rui Solheiro, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, explicou que os cinco municípios formam a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, e é nesse sentido que foi feita a oferta de livros e equipamentos multimédia para as escolas. O processo de intercâmbio, disse, compreende também a cooperação no domínio do ensino, estando actualmente a frequentar estabelecimentos do ensino politécnico "dezenas de jovens cabo-verdianos". "Os alunos de Cabo Verde são, regra geral, os melhores alunos. Temos todo o interesse em promover também estágios de alunos portugueses aqui", disse Rui Solheiro, tendo acrescentado que o município de S. Lourenço dos Órgãos, igualmente no interior da ilha de Santiago, manifestou interesse numa cooperação no domínio da Educação. Rui Solheiro admite que, no âmbito da visita dos autarcas portugueses, que hoje termina, serão assinados acordos de geminação.
In Angola Press

quinta-feira, 17 de julho de 2008

V Cuadriatlón Cidade de Tui

El 26 de julio se celebra el V Cuadriatlón Cidade de Tui
El cuadriatlón es un deporte de resistencia en el que se combinan cuatro modalidades deportivas, explicó Javier Alfaya. Los participantes tendrán que realizar 700 metros a nado en aguas del río Miño, 18km en bicicleta por circuito urbano, 3km en piragua de nuevo en el Miño y por último 7km corriendo por las calles de la ciudad, para concluir en el Paseo Fluvial donde estará la línea de boxes. Hay dos modalidades parejas que se disputará a las 12h e individuales que competirán a las 16.30h.
El sábado 26 de julio se va a disputar en Tui el V Cuadriatlón Cidade de Tui Gran Premio Orange. Se trata de una prueba de carácter popular que se realiza en circuito urbano, siendo la única en Galicia de sus características, y una de las cinco que se celebran en España.Esta nueva edición del Cuadriatlón Cidade de Tui viene precedida por la excelente acogida y participación que se ha registrado en las anteriores, lo que ha llevado a la Asociación de Monitores de Tiempo Libre Vagalume a realizar esta quinta convocatoria con la colaboración de la Federación Gallega de Triatlón y del Ayuntamiento de Tui.La presentación de la prueba tuvo lugar este mediodía en la Casa Consistorial de Tui con la presencia del Alcalde, Antonio Fernández Rocha, el Concejal de Deportes, José Prada y el responsable de la organización de la Asociación “Vagalume”, Javier Alfaya.El cuadriatlón es un deporte de resistencia en el que se combinan cuatro modalidades deportivas, explicó Javier Alfaya. Los participantes tendrán que realizar 700 metros a nado en aguas del río Miño, 18km en bicicleta por circuito urbano, 3km en piragua de nuevo en el Miño y por último 7km corriendo por las calles de la ciudad, para concluir en el Paseo Fluvial donde estará la línea de boxes. Hay dos modalidades parejas que se disputará a las 12h e individuales que competirán a las 16.30h.El plazo de inscripción se abrió el pasado 1 de julio registrándose ya más de medio centenar de participantes de las más variadas procedencias Pamplona, Asturias, Madrid, Santiago, Ourense, Baiona y Tui.Los interesados para participar están aún a tiempo de anotarse. Hasta el próximo lunes, día 21, el precio es de 12€ en individuales y 24€ en parejas, y después de esa fecha y hasta el día 24 el precio se incrementa hasta los 20 y 40€.Las expectativas de este años son supera los 150 participantes de la edición de 2007. Tras la competición habrá una fiesta en los locales colaboradores, para que los deportistas disfruten después de su estancia en la ciudad. Javier Alfaya concluía animando al público a acercarse al Cuadriatlón porque es una prueba muy espectacular.
In Xornal Galicia

Afectados Criticam Abertura do Outlet de Tui

Afectados por impagos del 'Outletui' critican los anuncios de apertura del centro y recuerdan que hay juicios pendientes.
Las empresas que han denunciado por impago a la promotora del establecimiento tipo outlet del municipio pontevedrés de Tui criticaron hoy que "ya es la quinta vez" que se anuncia la apertura del centro, prevista inicialmente para el pasado año y que, según las últimas previsiones de la compañía responsable, DG Center, será inaugurado el próximo septiembre.
En este sentido, las afectadas, que en su conjunto reclaman cantidades que podrían superar los 1,6 millones de euros, recuerdan que la primera vez que se fijó una fecha para el inicio de actividad del denominado 'Outletui' fue en diciembre de 2007, aunque posteriormente se fue atrasando a abril de este año, a junio, julio y, según el último anuncio, a septiembre de 2008.
Estas empresas, que han acudido a la vía judicial para reclamar diversas cantidades de dinero en concepto de obras de excavación, fontanería y estructuras, entre otras, achacan los problemas de la promotora para concluir el centro a las denuncias firmes existentes y avanzaron que a primeros de octubre se celebrará la vista preliminar de la demanda realizada por Oreco, una de las más cuantiosas.
Asimismo, también recordaron que el pasado mayo el Juzgado de Primera Instancia Número 1 de Vigo condenó a DG Center a hacer frente a la deuda contraída con Calfoman, de 7.380 euros.
Por otra parte, las empresas incidieron en que, el 'Outletui' también tiene problemas con la Administración, puesto que particulares y asociaciones vecinales del municipio pontevedrés han presentado denuncias al Ayuntamiento por "irregularidades" en la construcción de la superficie comercial, tales como la variación del trazado de tuberías públicas y de la red de abastecimiento y saneamiento u ocupación y apropiación de la vía pública, entre otras.
in Europa Press

quarta-feira, 16 de julho de 2008

"Sai Pra Rua" - 2º Festival de Animação de Rua de Valença

Valença recebe o Sai Pra Rua – 2º Festival de Animação de Rua de Valença, de 25 a 27 de Julho, com a presença de treze destacados grupos mundiais. O teatro, o circo, a música e a dança estarão presentes em cinco palcos diferentes na Fortaleza e nas avenidas centrais que serão os palcos privilegiadas para mais de 90 horas de espectáculos.
Do cartaz deste ano destaca-se a presença dos Teatre de Lull, de Espanha, um grupo que representa o verdadeiro espirito do teatro de rua, com um espectáculo onde não faltará a música, a pirotecnia e a percussão. Um cartaz que conta, ainda, com nomes sonantes da arte de rua como
Price % Mccoy (Austrália), Rod Laver (Inglaterra), Pedro Tochas (Portugal), Mr Spin (Austrália), Dado (Austrália), Teatro Pachuco (México), Equipe B (Bélgica), Eddie Only (Holanda), Pandorra Pink (Inglaterra) e Tosta Mista (Dinamarca). Todos estes grupos proporcionarão espectáculos nos vários palcos. No tocante aos grupos itinerantes que animarão Valença, estes dias, destaca-se a presença dos Poles Apart Stilts (Reino Unido), Fabolous Fat Brothers (Inglaterra), Fanfarra Kaustica (Portugal), Denise (Inglaterra), Jens Altheimer (Dinamarca), 2 de Treta (Portugal) e Klezmer Street Band (Holanda).
Os espectáculos começam às 11.00 h da manhã e terminam às 20.00h. À noite, na Praça da República, actuarão, em palco, os artistas mais conceituados. Dentro da Fortaleza, para além da Praça da República, a rua Major Severino (Coroada) e o Largo Dr. José Maria Rodrigues são os espaços escolhidos para as actuações. No exterior da Fortaleza os espectáculos decorrerão na avenida Miguel Dantas e próximo à Estação dos Caminhos de Ferro.
Para Pedro Tochas, um dos artistas referência desta iniciativa o “Sai Pra Rua é um festival de animação de rua a sério que se organiza em Portugal e Valença possui condições excelentes para o protagonizar pelo enquadramento cénico da Fortaleza e uma vida comercial e atracção turística singular e de grande peso”.
Este é um conceito de festival para a família onde todos podem assistir, participar e divertir-se e onde a rua volta a ser o local privilegiado para as grandes manifestações culturais.
Trata-se de um Festival assente na hospitalidade, através de um conjunto de actividades culturais de rua, onde se mistura a realidade e fantasia, levando os visitantes a contemplarem um ambiente de festa que encanta todos quanto se cruzam com os artistas.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e da Ritmos.

Bombeiros Pedem Ajuda para Camião Novo

El vehículo motobomba del cuerpo más veterano de la eurorregión tiene 25 años
Los bomberos más veteranos de la Eurorregión inician una doble campaña. La de verano, con lo que el servicio se refuerza ante el repunte de incendios forestales y la de búsqueda de fondos. Desde el año 1919, el cuerpo de bomberos voluntarios de Valença ha dedicado sus esfuerzos y actividad a la sociedad y a asistir a las emergencias de todos los municipios limítrofes del Miño sin importar desde qué ribera del río se recibía la llamada de auxilio ni cuántos medios humanos o materiales hubiese que utilizar.
Desde entonces, cientos de efectivos han desfilado por su plantilla, que se ha ido renovando y profesionalizando en cada ejercicio. Sin embargo, la falta de presupuesto no ha permitido hacer lo propio con el camión autobomba de la entidad, que ya cumplió más de veinticinco años de servicio. Por ello, el cuerpo intenta ahora adquirir un vehículo, «para asegurar la calidad y efectividad del servicio», explicó su presidente, Salustiano da Costa. Las cuentas no salen porque el camión cuesta 165.000 euros y ellos disponen solo de las subvenciones que les dan anualmente los gobiernos locales de Valença (35.000 euros) y el de Tui (4.000) así como de las cuotas de sus socios (15 euros). Con estos fondos consiguen, no sin poco esfuerzo, mantener la actividad, con un total de 108 bomberos voluntarios, de los que solo 16 cobran.
Desde este mes, los efectivos del cuerpo repartirán trípticos informativos con los que confían alcanzar la cifra necesaria, aunque, son conscientes de que «é unha cantidade moi elevada así que igual hai que extendela ao ano que vén». La sirena más solidaria de la comarca precisa ahora de la ayuda ciudadana y, cualquier colaboración se agradece. Si cobrasen por sus servicios ya tendrían fondos suficientes para renovar toda la flota porque solo el año pasado participaron en 1.424 operativos que mobilizaron a 5.550 bomberos. Ellos, ni siquiera cobran la gasolina de sus desplazamientos y ahorran cada euro para rentabilizar sus fondos, «seis mil ao ano por repostar en Tui».
in La Voz de Galicia

Comerciantes Alarmados com Outlet de Tui

Foi a pior notícia que os comerciantes de Valença poderiam ter recebido. A 200 metros da fronteira vai ser inaugurado, em Setembro, o segundo maior outlet de Espanha. A concorrência ameaça provocar estragos.
A notícia da abertura do segundo maior outlet de Espanha no próximo dia 5 de Setembro em Tui (Galiza), a 200 metros da fronteira com Valença, não caiu bem do lado português. A União Empresarial do Vale do Minho (UEVM), que agrega o tecido empresarial dos municípios de Valença, Melgaço, Monção, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira, afirma que os tempos são de crise e que a estrutura galega pertencente à DG Center Atlántico, vai contribuir ainda mais para o decair da actividade comercial da região banhada pelo rio Minho. No entender de Joaquim Covas, presidente da UEVM, os cerca de mil comércios existentes na malha urbana de Valença serão os mais prejudicados.
"Isto vai ser mais uma machadada neste comércio fronteiriço do Vale do Minho, especialmente do de Valença, porque fica mesmo aqui à porta", considera aquele responsável, referindo que, de momento, a UEVM "está já a tentar encontrar soluções para minimizar esse impacto". "Queremos tentar criar alguma atractividade e dinamização, mas temos a certeza que em algumas situações não vai ser possível fazer nada porque o impacto vai mesmo ser negativo", afirma Joaquim Covas, acrescentando que, na melhor das hipóteses, "mesmo que o outlet de Tui não tenha grande repercussão, está ali um licenciamento que nos preocupa bastante".
O "OutleTui" anuncia-se como o segundo maior empreendimento do género em Espanha, com 80 lojas das "melhores marcas mundiais", um supermercado e uma gasolineira.
Nike, Benetton, Mango, Desigual, Calvin Klein, Adolfo Dominguez, Hugo Boss e Burberry são algumas das marcas internacionais que terão lojas no novo centro comercial, que terá também marcas portuguesas, como a Sacoor, JMA, Sousa Dias, Magma, Blue Rise e Tasquinha do Tareco.
O mercado alvo da nova superfície comercial serão, apostando na localização fronteiriça, os clientes portugueses, "atraídos pelo IVA mais baixo e pelos combustíveis mais baratos". O outlet de Tui anuncia também a criação de 800 novos postos de trabalho, dos quais cerca de 500 serão portugueses, mas o líder da UEVM diz tratar-se de um argumento falível. "Essas são as teorias de quem quer vender um produto. Para mim são 500 empregos precários. Nós nesta região temos micro-empresas familiares e, essas sim, é que geram emprego estável", diz Covas, referindo a propósito que "não se pode pensar que agora virá alguém com a galinha dos ovos de ouro".
Na zona urbana de Valença existem actualmente cerca de um milhar de comércios (170 no interior da Fortaleza, 450 no primeiro anel em torno da zona fortificada e os restantes nas zonas mais afastadas). O têxtil lar e vestuário predominam, por serem os mais procurados pelos espanhóis. "A minha clientela é 99 por cento espanhola, como a de todos os comerciantes de Valença", declara Helena Sousa, proprietária de uma loja de pronto-a-vestir aberta há quatro meses no interior da Fortaleza, comentando que na zona impera "o receio" quanto ao futuro. "Aqui ninguém está contente com isto, vamos ver o que é que acontece", conclui.
in Jornal de Notícias

Apanhados a Roubar Igreja de Cerdal

Detidos em flagrante no interior do templo de Cerdal.
Esvaziaram as caixas de esmolas e arrombaram cofre com um pé-de-cabra
A GNR deteve ontem, em Valença, dois espanhóis, apanhados em flagrante delito a roubar várias caixas de esmolas e um cofre da igreja de Cerdal, um tipo de furto em que, suspeitam as autoridades, serão especialistas do outro lado da fronteira."Temos indicação, da Guardia Civil, de que são suspeitos de furtos no interior de igrejas em Espanha. Agora começavam a agir em Portugal", explicou ao DN fonte da GNR local. Os dois espanhóis, na casa dos 30 anos e sem morada fixa, foram apanhados no interior da igreja de Cerdal, no arredores de Valença, a forçar o acesso a uma caixa de esmolas, cerca das 04.00 da madrugada de ontem. Esta seria a terceira que tentavam violar, no templo, para além do cofre. "Foram detidos em flagrante delito. A GNR recebeu uma chamada anónima alertando para o que se estava a passar e em poucos minutos estava no local", disse a mesma fonte.Os dois detidos faziam-se transportar num Citroën C3, apreendido pela GNR, que ali detectou diverso material alegadamente utilizado noutros furtos, como gorros, luvas, martelos e pés-de-cabra. Em território português, a GNR "ainda não tem elementos" que possam "relacionar directamente" estes dois espanhóis com assaltos a outras igrejas, mas em Espanha são suspeitos desse tipo de crime e de furto de combustível. Nas caixas de esmolas da igreja de Cerdal estariam algumas dezenas de euros. Os suspeitos introduziram-se no templo por uma porta lateral, arrombada com um pé-de--cabra com que tinham também conseguido abrir o cofre no interior do templo, pouco antes de serem surpreendidos pela patrulha da GNR.
in Diário de Notícias

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Outlet de Tui Abre em Setembro

OutleTui abre em Setembro com 500 trabalhadores portugueses
O segundo maior outlet de Espanha abre ao público a 05 de Setembro na cidade galega de Tui, a 200 metros da fronteira com Portugal, com cerca de 500 trabalhadores portugueses, anunciou hoje a empresa promotora.

O OutleTui terá 80 lojas das "melhores marcas mundiais", um supermercado e uma gasolineira, apostando na localização fronteiriça para captar clientes portugueses, atraídos pelo IVA mais baixo e pelos combustíveis mais baratos.
O director do OutleTui, Pedro Ribeiro, também é português e foi, até Outubro de 2007, um dos directores do Outlet Factory de Vila do Conde.
Pedro Ribeiro disse à agência Lusa que espera ultrapassar a previsão inicial de 40 por cento de afluência de portugueses ao OutleTui, dadas as vantagens fiscais relativamente a Portugal e a presença de muitas marcas que não têm lojas no Minho.
Nike, Benetton, Mango, Desigual, Calvin Klein, Adolfo Dominguez, Roberto Verino, Ray-Ban, Hugo Boss e Burberry são algumas das marcas internacionais que terão lojas no novo centro comercial, que terá também marcas portuguesas, como a Sacoor, JMA Group, Sousa Dias, Magma, Blue Rise, Cascata e Tasquinha do Tareco.
O OutleTui, propriedade da empresa galega DG Center Atlántico, vai empregar 800 pessoas nos três pisos de lojas, "cujos artigos serão vendidos com descontos entre os 30 e os 80 por cento".
"Numa altura de crise, é o melhor momento para abrir um outlet. E a localização é muito boa", afirmou Pedro Ribeiro, salientando que as lojas foram rapidamente preenchidas e o supermercado está a ser disputado por três marcas internacionais.
"Vieram directores-gerais de empresas da Holanda, Alemanha, França e Estados Unidos. Esta procura terá acontecido também depois de a União Europeia ter publicado um estudo sobre 60 fronteiras que colocou Valença/Tui como a terceira fronteira com mais potencial económico da Europa", realçou.
Pedro Ribeiro sublinhou ainda que se trata do "único outlet na Galiza", região onde, nos próximos anos, "não vai haver mais nenhum", dado não existir qualquer projecto nesse sentido.
O director do OutleTui salientou ainda que o centro comercial vai estar aberto ao domingo, o que constituirá um factor acrescido de atracção de clientes galegos e portugueses.
"A nossa expectativa é de 3,5 milhões de clientes no primeiro ano, mas creio que iremos ultrapassar esse número", referiu.
O OutleTui poderia ter aberto mais cedo, mas a direcção e os lojistas acordaram na inauguração a 04 de Setembro e abertura ao público no dia seguinte para coincidir com o arranque de uma nova colecção.
"Não faria sentido abrir numa altura em que todos têm descontos e as colecções se encontram no fim", afirmou Pedro Ribeiro.
FZ. Lusa/Fim

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Teatro "A Estufa Fria"

Valença recebe a mais recente co-produção da Companhia de Teatro Comédias do Minho e do Teatro Ferro, a peça “Estufa Fria”, entre 16 e 20 de Julho, com cinco espectáculos de 45 minutos.
Em Estufa Fria, a proposta é, através da exploração das linguagens do corpo e da manipulação de formas, objectos e do próprio espaço de cena, construir um espectáculo que tenta cruzar uma plasticidade assumida, uma teatralidade eficaz e um sentido de apresentação próximo da performance.
Os aspectos da comunicabilidade entre artistas (em presença - actores e em diferido – outros criadores) e o público são estruturantes neste espectáculo – objecto partilhável.
A encenação, cenografia e sonoplastia está a cargo de Igor Gandra, a dramaturgia é de Regina Guimarães, o movimento é de Carla Veloso, o desenho de luz de Rui Maia, a interpretação é de Gonçalo Fonseca, Luís Filipe Silva, Mónica Tavares, Rui Mendonça e Tânia Almeida.
No concelho de Valença a agenda de espectáculos será a seguinte:
16 de Julho / Quarta-Feira / 21h30 – Auditório de Verdoejo
17 de Julho / Quinta-Feira / 21h30 – Auditório da Segadanense (Cristelo Covo)
18 de Julho / Sexta-Feira / 21h30 – Biblioteca Municipal de Valença
19 de Julho / Sábado / 21h30 – Sede da Junta de Freguesia de Arão
20 de Julho / Domingo / 16h30 – Sede da Junta de Freguesia de Gandra

Estação do TGV em Valença

Governo não abdica da alta velocidade - secretária de Estado
A secretária dos Transportes, Ana Paula Vitorino, garantiu hoje que o Governo não abdica da alta velocidade ferroviária e rejeitou que ela seja um «custo incomportável para Portugal»
Ana Paula Vitorino falava no lançamento da primeira fase da ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, que estará concluída em 2013 e deverá custar 823 milhões de euros. A governante acrescentou que a primeira fase envolve a construção de uma linha nova entre Braga e Valença, com estações em Braga e Valença. Adiantou que o projecto global, que inclui ligações ao aeroporto de Sá Carneiro, onde também haverá uma estação de passageiros, e ao terminal de carga do porto de Leixões, deve custar 1,5 mil milhões de euros. Na sessão, Ana Paula Vitorino referiu-se sete vezes às críticas feitas pelo PSD e outras personalidades - embora sem os referir directamente - rejeitando a tese de que são um custo incomportável para o país: «o Governo não abdica da alta velocidade ferroviária», declarou.Argumentou que, se as grandes obras públicas não fossem lançadas «o país seria menos competitivo na Europa», onde, até 2020, todos os países terão uma rede ferroviária de alta velocidade, além de que «haveria uma quebra grave de compromissos internacionais já assumidos com Espanha e com a União Europeia».«A construção de infra-estruturas não é lucrativa em nenhum país do mundo, mas este projecto é rentável dados os benefícios que traz ao desenvolvimento económico e nas áreas da mobilidade de pessoas, energética e ambiental», afirmou.Ana Paula Vitorino falava aos jornalistas no Teatro Circo de Braga no final de uma sessão de apresentação sobre os Efeitos económicos da melhoria da ligação ferroviária Porto-Vigo na Euroregião Norte de Portugal-Galiza.O estudo foi elaborado a pedido da CCDR-N pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, em cooperação com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto.No acto participaram o presidente da CCDR-N, Carlos Lage, o presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, empresários, autarcas e técnicos do sector.A governante referiu que os estudos para as ligações do comboio ao aeroporto Francisco Sá Carneiro e ao Porto de Leixões estão em curso, de modo a que a obra possa ser lançada a partir de 2010, para estar concluída em 2015.Afirmou que os benefícios sociais, energéticos, ambientais, e de dinâmica económica para o Norte são muito superiores aos custos, lembrando os efeitos positivos em termos de emprego e de receitas fiscais, bem como os derivados da optimização do aeroporto, do Porto de Leixões e das plataformas logísticas da Maia e de Valença. Ana Paula Vitorino defendeu que a ligação Porto-Vigo «é rentável», e terá efeitos positivos a montante, como o de diminuir para 60 minutos um percurso que hoje demora três horas e meia e o de trazer mais 20 por cento de passageiros ao aeroporto e à futura ligação Porto-Lisboa em TGV.Disse que os estudos apontam para que em 2029 o comboio para Vigo transporte 3,7 milhões de passageiros e um volume de 115 a 150 mil toneladas por ano de mercadorias.«O Norte não pode resignar-se a ter um baixo nível de acessibilidades», afirmou, apelando às forças vivas da região para que apostem na expansão do porto de Leixões, que considerou «tão importante como o aeroporto do Porto».Frisou que o projecto de alta velocidade em Portugal conseguiu obter 383 milhões de euros de fundos da União Europeia, 37 por cento dos quais são para a ligação à Galiza, sublinhando que tal montante representa 10 por cento do total disponibilizado para o TGV em toda a Europa.
Lusa / SOL

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Ligação Rodoviária à Plataforma Logística de Valença

O lançamento do concurso para a construção dos acessos portugueses à Ponte Internacional de Vila Nova de Cerveira e a elaboração do projecto da ligação rodoviária à Plataforma Logística de Valença são os principais investimentos que o secretário de Estado das Obras Públicas irá anunciar amanhã numa deslocação ao distrito de Viana do Castelo. Quase quatro anos depois da abertura da Ponte da Amizade, entre os municípios de Vila Nova de Cerveira e Goyan, na Galiza, o Governo vai finalmente pôr a concurso a construção da ligação da Estrada Nacional n.º 13 à quarta travessia sobre o rio Minho. O investimento deverá rondar os dois milhões de euros. Os acessos espanhóis estão prontos desde a inauguração da infra-estrutura, em Junho de 2004. Para o autarca de Vila Nova de Cerveira esta era a garantia que faltava de que a obra "é mesmo para fazer", pondo fim a uma situação provisória que "dificulta a mobilidade de trânsito, sobretudo de veículos pesados".Em Valença, para além da elaboração do projecto dos acessos rodoviários à Plataforma Logística, que irá nascer no lado sul do nó entre a A3 e a EN 13, o secretário de Estado das Obras Públicas irá igualmente anunciar o lançamento da variante à sede do concelho e a beneficiação da EN 201, entre Valença e Melgaço.Garantida a requalificação do troço Caminha e Valença da EN 13, num investimento de cerca de sete milhões de euros, os autarcas do Vale do Minho irão aproveitar a presença do governante na região para relançar um pacote de reivindicações antigas. Por exemplo, a continuidade da A28 até Valença e ligação da EN 13, em Paredes de Coura, à A3. Já a presidente da Câmara de Caminha, Júlia Paula Costa, insistirá na necessidade de construção da quinta travessia sobre o Minho, entre Caminha e La Guardia, na Galiza.

in Público

Novo Curso na Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença

“Contabilidade e Fiscalidade” vai abrir já no novo ano lectivo
A proposta de criação da Licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade apresentada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] acaba de ser aprovada pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior [MCTES] para iniciar funcionamento já em Setembro do novo ano lectivo, 2008/09.
“A dinâmica contabilística, o domínio do nosso sistema fiscal, a identificação da relevância das informações contabilísticas num contexto de perpetuidade das organizações, o apoio à tomada de decisões económico-financeiras nas organizações, a prestação de contas e a identificação/evolução/medida da riqueza da organização, constituem alguns dos objectivos deste curso” referiu Florbela Correia, Presidente da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico vianense [ESCE-IPVC], que se encontra sedeada em Valença, onde decorrerá a nova Licenciatura.
Florbela Correia enumera algumas das saídas profissionais que o curso de Contabilidade e Fiscalidade possibilitará e/ou os locais onde os diplomados poderão exercer a sua actividade: “ Gabinetes de Contabilidade; Departamentos financeiros de empresas; Técnico da administração fiscal; Consultor financeiro e fiscal; Acesso à profissão de Técnico Oficial de Contas; Candidato a Revisor Oficial de Contas; Docente do Ensino Superior ou Secundário.”
Quanto às condições de acesso, Florbela Correia adiantou ainda que “as provas de ingresso exigidas para os alunos se candidatarem à Licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade da ESCE-IPVC são as de Economia (Código 04) ou Matemática (código16)”.
A ESCE-IPVC, sedeada em Valença, ministra ainda as Licenciaturas em “Informática de Gestão” e em “Distribuição e Logística”, que apresentam uma elevada taxa de empregabilidade, bem como um curso de especialização tecnológica, de nível IV, em Contabilidade e Gestão, cujas inscrições se encontram já abertas.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Secretário de Estado das Obras Públicas em Valença

O Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações vai proceder ao lançamento e apresentação das obras de construção e beneficiação da EN13, no eixo Viana do Castelo / Caminha / Vila Nova de Cerveira / Valença, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, sexta-feira, 11 de Julho, às 18h00. No mesmo acto o governante procederá ao lançamento da obra de construção da ligação da Ponte de Cerveira a Vila Nova de Cerveira e à EN13 e à apresentação do Estudo de Avaliação Estratégica da Rede Rodoviária do Minho.

Posto Misto Valença/Tui Transformado em Centro de Cooperação Policial

O director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras garantiu que os actuais Postos Mistos de Fronteira vão ser transformados, até final do ano, em Centros de Cooperação Policial e Aduaneira.
«Este reforço tem a ver com o acordo que existe entre Portugal e Espanha em que se entendeu que as estruturas dos Postos Mistos funcionam e funcionavam bem, mas é necessário redimensionar essas estruturas, tendo em conta as várias valências, nomeadamente a da criminalidade transfronteiriça e a criminalidade organizada internacional», disse Manuel Palos à Lusa.
Vilar Formoso, Caya, Vila Real de Santo António e Valença/Tuy deixarão, assim, de ser Postos Mistos e serão criados dois novos centros: um em Quintanilha e o outro, «em princípio», em Monfortinho, no distrito de Castelo Branco.
Outra das novidades será a integração de novos elementos da PJ, PSP, dos serviços Aduaneiros de Portugal e Espanha e da Guardia Civil, para além do SEF, da GNR e da Polícia Nacional de Espanha, que já funcionavam nos Postos Mistos.
Resposta à criminalidade transfronteiriça
O responsável do SEF revelou ainda que cada Centro de Cooperação Policial e Aduaneira terá um coordenador português e outro espanhol. «Todo aquele modelo que nós temos neste momento vai ser aumentado e vai ser redimensionado, tendo em conta as novas funcionalidades que vai ter», explicou.
Estas alterações estão relacionadas com «o combate à criminalidade transfronteiriça, troca de informações, o combate à emigração ilegal, a execução dos acordos de readmissão e, sobretudo, tratar-se-á de um centro de troca rápida de informação entre as autoridades dos dois países».
Manuel Palos anunciou ainda que os novos Centros deverão continuar a utilizar «as instalações que estão criadas nas zonas de fronteira, que têm excelentes condições para esse efeito».

In IOL Diário

Fun Kids A.T.L. de Verão em Valença

Praia, Aventura, Jogos e Desportos Radicais e Workshops
A Câmara Municipal de Valença promove o Fun Kids A.T.L. - Actividades de Tempos Livres de Verão, de 14 de Julho a 8 de Agosto, com a participação de 200 jovens. Praia, Aventura, Jogos e Desportos Radicais e workshops prometem quatro semanas repletas de actividades.

Como ponto alto destas quatro semanas de actividades destaca-se o workshop sobre percussão com o grupo “Toca a Rufar” nos dias 7 e 8 de Agosto. Para o dia 8 de Agosto está programado um desfile de percussões, pelas ruas do centro urbano de Valença, com a participação do grupo “Toca a Rufar” e os 200 jovens valencianos do programa Fun Kids. A encerrar o A.T.L. de Verão 2008 está programado um espectáculo dos “Toca a Rufar, no dia 9 de Agosto.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, trata-se da oportunidade de proporcionar aos jovens valencianos umas férias divertidas, saudáveis e enriquecedoras, com uma diversificada oferta de actividades
Na primeira semana, de 14 a 18 de Julho, as manhas serão preenchidas com actividades numa das praias da região e as tardes com demonstrações e prática de hóquei em patins, frisbie, basquetebol, hóquei em campo, judo, futebol e natação, nos Pavilhões e Piscina Municipal.
A segunda semana, entre 21 e 25 de Julho, será dedicada aos desportos radicais e de aventura com slide, parede de escalada, carreiras de tiro, jogos tradicionais, cama elástica, 30 bicicletas btt, kin ball, speedminton, insufláveis e karts e decorrerá na Praça-Forte, na Fonte da Vila.
Na terceira semana, entre 28 de Julho e 1 de Agosto, as manhas serão dedicadas à praia e as tardes à prática de diversas modalidades desportivas nos Pavilhões e Piscina Municipal.
Na última semana estão previstas várias visitas aos concelhos vizinhos e a realização de desportos colectivos.

Apresentação do Plano de Intervenção para o Vale do Minho

Plano de Acção para o Rio Minho apresentado em Valença
A Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho vai promover uma sessão pública de apresentação do Plano de Intervenção/Planos de Acção para o Vale do Minho e o Rio Minho, no próximo dia 11 de Julho, pelas 10h30, na Pousada de S. Teotónio, em Valença.
Este estudo desenvolvido pela Parque Expo, S.A., no âmbito de uma candidatura à medida 1.4 do ON, define uma estratégia integrada e operativa para o desenvolvimento do Vale do Minho tendo em conta quatro eixos fundamentais: preservação, valorização, dinamização e promoção do rio Minho, como eixo mobilizador do desenvolvimento. Assim, este Plano de Intervenção consubstancia uma estratégia supra-municipal e transfronteiriça que reflecte um desenvolvimento territorial para o futuro para o Vale do Minho, assente naqueles eixos e, ao mesmo tempo, indutora da valorização do potencial humano e da competitividade do território. Destaque ainda, para o Plano de Acção do Rio do Minho que visa a requalificação e valorização do Rio e suas margens, através da criação de espaços de usufruto público de qualidade.
Para tal, foi identificado um conjunto de projectos/acções que visam a requalificação do rio Minho e seus afluentes e que, sendo concordantes com as orientações estratégicas sectoriais e territoriais definidas para a região Norte, induzam o desenvolvimento social e económico do Vale do Minho respeitando e potenciando os valores ambientais presentes, numa estratégia de desenvolvimento sustentável, no quadro da política nacional e regional subjacentes ao QREN e seus programas operacionais.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Prova Equestre em Valença

Corridas, Gincana e Demonstração de Alta Escola Equestre
A Associação Hípica Amigos da Montutra vai promover a Prova Equestre de Valença, no recinto da feira semanal, domingo, 6 de Julho. Mais de uma centena de cavalos, oriundos do norte de Portugal e da Galiza, participam nas várias corridas, gincanas e demonstrações de arte equestre.
A jornada equestre começa, às 10h00, com a prova a galope para garranos (raça da região), numa pista devidamente preparada para o efeito nos terrenos contíguos ao recinto da feira semanal. Para as 11h00 está marcada a gincana equestre com demonstração da arte e perícia dos cavalos e cavaleiros.
Para os cavalos de puro sangue as provas, a galope, estão marcadas a partir das 16h00.
Ponto alto desta jornada será, certamente, as demonstrações de doma e da alta escola equestre, em que a arte de exibição do cavalo e cavaleiro cativará, certamente os presentes, a partir das 17h00. Para as 18h00 e a encerrar a tarde está programada uma exibição de tratadores atrelados em aranhas.
A iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença.

Fun Kids - Actividades ao Ar Livre de Verão em Valença


EXPOMINHO - Montra do Vale do Minho

ExpoMinho quer ser montra dos produtos de todo o Vale
O presidente da União Empresarial do Vale do Minho espera que a sétima edição da ExpoMinho represente a «consolidação» do certame, que se quer afirmar como a verdadeira montra dos produtos do conjunto do território de todo o Vale.

In Diário do Minho

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Fadista Raquel Tavares em Valença

Concerto da jovem revelação do fado
A fadista Raquel Tavares dará um concerto em Valença, dia 5 de Julho, sábado, às 22h00, no recinto da feira semanal. O espectáculo é uma organização da Câmara Municipal de Valença e da União Empresarial do Vale do Minho e decorre no âmbito da EXPOMINHO
Em destaque estarão, certamente, os mais recentes temas do álbum “Bairro” editado em 5 de Maio e apresentado ao público no passado dia 7 no Festival Lisboa Porto de Abrigo.
Em Valença espera-se um grande espectáculo de uma artista que, nos últimos tempos, tem conquistado o público por todos os locais onde passa não só em Portugal, como em vários pontos da Europa, ou como no mês de Julho mo Uruguai, Chile e Argentina.
Raquel Tavares é uma jovem fadista, com um estilo muito fiel ao ambiente do fado tradicional, que tem merecido o maior carinho do público e da critica. Em 2007 foi distinguida com o Prémio Revelação Casa da Imprensa e em 2006 com o Prémio Revelação Amália Rodrigues.
Do repertório da fadista destacam-se temas como “Fado Lisboeta”, "Rosa da Madragoa" e "Tia Dolores", "Lua de Maio", ou, ainda, "Outra boa noite".
Nascido e criada no bairro lisboeta de Alfama Raquel Tavares cresceu entre as casas de fado, as colectividades e as vielas onde a canção nacional se sente mais do que em qualquer outro lugar.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Campanha Dos Bombeiros Voluntários de Valença

Nos próximos três meses, os Bombeiros de Valença vão fazer uma campanha de angariação de fundos para adquirir um novo auto-tanque de 150 mil euros.
O presidente da corporação valenciana, Salustiano Faria, admite que a campanha poderá continuar no próximo ano, porque reconhece que não é fácil conseguir a verba desejada dentro do prazo estabelecido.Recorde-se que o actual auto-tanque da corporação valenciana, tem mais de vinte e cinco anos de existência. E os responsáveis da instituição dizem que o veículo já não apresenta as devidas condições que lhe permita fazer um trabalho verdadeiramente eficaz. Os quase centenários Bombeiros de Valença fazem a campanha de angariação de fundos para a aquisição do novo auto-tanque, nos próximos meses de Julho, Agosto e Setembro, para adquirir um novo auto-tanque.

in Antena Minho

terça-feira, 1 de julho de 2008

Nada Trava TGV Porto / Valença / Vigo

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Carlos Lage, garantiu hoje que "nada trava a marcha" do projecto linha de alta velocidade entre Porto e Valença, com conclusão prevista para 2013.
Segundo Carlos Lage, apesar de "alguma polémica" registada em Portugal sobre as grandes obras públicas, o projecto do comboio de alta velocidade (vulgo TGV) está "perfeitamente estudado" e "não há nada que o trava".
"O TGV é uma escolha feita pelo Estado português e a linha Porto-Vigo uma peça essencial dessa escolha", disse Carlos Lage, que falava em Santiago de Compostela no final de uma reunião de trabalho com o presidente da Junta da Galiza, Emílio Pérez Touriño.
Segundo o presidente da CCDRN, "dentro de pouco tempo vai ser feita a avaliação de impacte ambiental entre Braga e Valença e na segunda metade do próximo ano haverá a abertura do concurso para construção da linha".
Lage garantiu que nada afecta a decisão do Estado português para prosseguir com a construção das infra-estruturas necessárias para o País ter "acesso fácil" à rede de alta velocidade da Península Ibérica e da Europa.
A nova direcção do PSD contestou o investimento na linha de comboio de alta velocidade, defendendo que deveria ser dada prioridade às políticas sociais.
Pérez Touriño referiu-se à futura linha de alta velocidade entre o Porto e Vigo como a "coluna vertebral" da euroregião e garantiu que, do lado galego, o troço entre Vigo e Porriño já passou a fase de consulta pública e que o troço de Porriño a Valença prepara-se para entrar nessa fase.
"É um projecto vital, decisivo e estruturante para esta euroregião", sublinhou o líder do Governo regional da Galiza.
Do lado português, a linha tem um custo estimado de 1,5 mil milhões de euros, dos quais 845 milhões para o troço entre Valença e Braga e 635 milhões para a ligação entre Braga e o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.
De acordo com os compromissos assumidos pelos governos dos dois países, a ligação estará pronta em 2013.
In VCP. /Lusa/fim

EXPOMINHO - Feira das Artes, Saberes e Sabores