terça-feira, 28 de julho de 2009

Área Protegida da Veiga da Mira - Valença

A Câmara Municipal vai avançar com a criação da Área Protegida da Veiga da Mira, com a àrea de 300 hectares, na parte sul do concelho, junto ao Rio Minho. O projecto de financiamento apresentado ao ON 2 foi aprovado recentemente e implica, nesta primeira fase, um investimento de 506 mil euros.
Trata-se de uma àrea de grande valor ambiental já protegida pela Rede Natura 2000, Rede Ecológica Nacional, Reserva Agrícola Nacional e Domínio Público Hidrico.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, com este projecto pretende-se valorizar o património natural, a riqueza de biodiversidade dos habitats existente e promover a educação ambiental, numa àrea que há muito tempo os valencianos gostaria de ver aproveitada e potenciada.
O valor de investimento, desta primeira fase, destina-se ao estudo cientifico da àrea do biotipo da Veiga da Mira e das suas potencialidades ambientais e de aproveitamento para o turismo de interpretação da natureza. Em perspectiva está a criação de um Centro de Educação e Interpretação Ambiental, bem como uma rede de trilhos interpretativos, de miradouros e pontos de observação de espécies, a valorização ambiental através do corte de infestantes e repovoamento com espécies endógenas.
Na área da Veiga da Mira podemos identificar cerca de 11 diferentes habitats com predominância de Hortas e Campos e de Bosques palustres e Lagoas, embora, também ao nível da fauna se identificam seis importantes espécies nesta zona.
A aposta na Veiga da Mira vem na sequência do trabalho já desenvolvido pela autarquia com a criação da Rede Municipal de Trilhos Pedestres, da Ecopista do Rio Minho e do troço da Marginal da Senhora da Cabeça, estruturas que tem permitido um maior contacto, interpretação e valorização das àreas de maior interesse ambiental e paisagístico do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário