quarta-feira, 15 de julho de 2009

SaiPráRua em Valença 3º Festival de Artes de Rua

Valença recebe o SaiPráRua – 3º Festival de Artes de Rua de Valença, de 23 a 26 de Julho, com a presença de dezassete destacados artistas mundiais. O teatro, o circo, a música e a dança estarão presentes em quatro espaços diferentes na Fortaleza e nas avenidas centrais.
A companhia argentina Voalá e os espanhóis Floten Tecles, cabeças de cartaz, prometem levar ao rubro as galas nocturnas que decorrerão às 22h00, dos dias 23, 24, 25 e 26 de Julho, na avenida do Colégio Português, em que em cada artista do festival, apresentará também um spot de 10 minutos do seu espectáculo diário. Nos dias 23 e 24 o fecho do dia está a cargo do Floten Tecles e nos dias 25 e 26 o encerramento competirá à Companhia Voalá.
Nos dias 24,25 e 26 os espectáculos começam às 11 horas da manhã e terminam às 19.00 horas.
Para além dos Voalá e dos Floten Tecles o cartaz conta com a presença de: Teatro Gestual do Chile (Chile), Jashgawronsky Brothers (Arménia), Slampampers (Holanda), The Great Gondos (Austrália), Duo Full House (Suiça), Sonhos & Miminhos - Uma criação de Ângela Marques e Fernando Moreira (Portugal), Joel Salom (Austrália), Mr Bunk (Austrália), Companhia Albedo – Les Tonys (França), High Rise Rubber (Inglaterra), Companhia L’Excuse - The Homo Catodicus (França), Fire and Ice Stilt Dragons (Inglaterra), Banda às Riscas (Portugal), Always Drinking Marching Band (Espanha) e dos Oli & Mary (Portugal).
Os espectáculos diurnos estão espalhados pela cidade de Valença nos seguintes locais: Praça da República (Fortaleza), Rua Major Severino (Fortaleza) e Avenida Miguel Dantas. As galas nocturnas terão lugar na Avenida do Colégio Português.
Além dos espectáculos que acontecem nestes locais, deambularão pelas ruas de Valença um conjunto de artistas itinerantes que contribuirão para colorir, ainda mais, a festa.
Todos os espectáculos são gratuitos.
A Apresentação das galas nocturnas estará a cargo de Bruno Nogueira, conhecido membro da equipa do programa de humor “Os Contemporâneos” da RTP1. Para Bruno Nogueira “O Saiprárua trouxe a Valença e ao panorama nacional das artes de rua uma nova linguagem, uma nova forma de comunicação e de transmissão de emoções”.
Para o Presidente da Câmara de Valença, Dr. José Luís Serra, o SaiPráRua é “um festival singular de elevada qualidade, ao nível mundial, que projecta Valença no panorama cultural Ibérico, durante quatro dias”.
Este é um conceito de festival para a família onde todos podem assistir, participar e divertir-se e onde a rua volta a ser o local privilegiado para as grandes manifestações culturais.
Trata-se de um Festival assente na hospitalidade, através de um conjunto de actividades culturais de rua, onde se mistura a realidade e fantasia, levando os visitantes a contemplarem um ambiente de festa que encanta todos quanto se cruzam com os artistas.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e da Ritmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário