quarta-feira, 17 de março de 2010

Mostra Gastronómica em Valença - Sabores da Lampreia do Minho

A Lampreia do Rio Minho vai estar em destaque numa Mostra Gastronómica, na comunidade piscatória de São Pedro da Torre, em Valença, entre 19 e 21 de Março.
Os sabores genuínos da lampreia do rio Minho  vão ser confeccionados e apresentados das formas mais tradicionais que os pescadores de Valença se habituaram, desde sempre, a preparar. Sábado, 20 de Março e Domingo, 21 de Março, será possível degustar as várias formas de apresentar a lampreia  numa mesa minhota, a par de muitas outras iguarias da gastronomia regional e dos bons vinhos verdes.
Para o Presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, “esta iniciativa  pretende promover um dos partos mais genuínos e singulares de Valença e da região, evidenciando as formas mais tradicionais de o preparar”.
A jornada começa com a tertúlia “A Lampreia e a Pesca no Rio Minho”, dia 19 de Março, sexta-feira, às 19h30, na sede da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre que contará com a participação de várias gerações de pescadores, cozinheiros e enólogos.
O sábado começa com uma homenagem aos pescadores e marinheiros de Valença, na sede da Junta de São Pedro da Torre, às 11h00. Segue-se a inauguração da Mostra Gastronómica “Sabores da Lampreia” e da exposição “Artes da Pesca no Rio Minho”, às 12h00, no Lago da Estação de São Pedro. Os Carochos, barcos típicos do rio Minho, as redes e os demais utensílios utilizados na actividade piscatória serão um dos atractivos que pretendem recriar o ciclo da pesca à mesa dos sabores mais genuínos do Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário