O Município de Valença vai inaugurar o Trilho de Mosteiró, em Cerdal, no próximo sábado, 13 de Março. Este é o primeiro de 5 novos trilhos com que a autarquia vai enriquecer, este ano, a Rede Municipal de Percursos de Valença.
O Trilho de Mosteiró, em Cerdal, é um percurso com 11,7 Km's, com um grau de dificuldade fácil e tem características históricas e culturais.
O ponto de encontro está marcado para a igreja paroquial de Cerdal, às 9h00 e o início da caminhada para as 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 4h30. A caminhada será orientada por monitores que proporcionarão uma interpretação detalhada dos vários espaços de interesse histórico, cultural e ambiental.
O trilho percorre os velhos caminhos das freguesias de Cerdal e Taião, com especial referência aos antigos caminhos de peregrinação à Senhora de Mosteiró.
O percurso começa na Igreja Matriz de Cerdal e segue para Cubes, onde está a casa brasonada de Cubes, acompanhando o ribeiro Mira, com varias quedas de água, levadas e motas. Ao lugar de Alderete, com várias casas senhoriais, segue-se Gondim, com passagem por um ribeiro onde é possível apreciar as antigas poldras. Em Gondim a capela da Senhora de Fátima e algumas casas senhoriais são motivo de apreço. O percurso segue até à cascata da Grova, a maior do concelho e ao Parque de Merendas de Mosteiró, onde a vegetação autóctone e uma represa de água, com um magnifico espelho de água, fazem as delicias dos visitantes. O próximo ponte de visita é o Convento de Mosteiró, um edifício do séc. XIV da ordem Franciscana. O percurso segue por velhos caminhos até ao lugar da Felgueira, em Taião, regressando ao lugar de Gozende, em Cerdal, até Bacelar onde é possível apreciar a Capela da Senhora da Ajuda. Bogim é lugar que se segue e onde é possível apreciar um magnifico relógio de sol.
Sem comentários:
Enviar um comentário