segunda-feira, 7 de maio de 2018

Petiscos nos Sabores Serranos e Leitão no Caixote

Valença convida a petiscar nos Sabores Serranos, um festival gastronómico dedicado às delicias do porco em que o Leitão no Caixote será rei. Entre 12 e 13 de maio a freguesia valenciana de São Julião é o destino de quem aprecia os bons sabores.
Leitão no Caixote
Gosta de leitão? Já provou Leitão no Caixote? Então o Festival dos Sabores Serranos é o seu destino.
Com um sabor inigualável o Leitão no Caixote é uma iguaria preparada de um modo único. Cozinhado num forno próprio, em forma de caixote, temperado com os segredos de tantos anos das cozinhas antigas apresenta-se,  à mesa, divinamente delicioso. 
Os Sabores Serranos do Porco
Os sabores do  porco, como o presunto, o chouriço, os rojões, a orelha serão algumas das iguarias que poderá apreciar neste festival. Acompanham o tradicional bolo do tacho e a broa de milho cozida nos antigos fornos a lenha e o caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal. A doçaria local e os vinhos verdes marcam, também, presença neste certame. Dois dias para petiscar, comprar, apreciar e deliciar-se com vários pratos e petiscos  serranos.
Festa Minhota
As tradicionais desgarradas e cantares ao desafio, a queimada serrana e o folclore local prometem dois dias de uma autentica festa minhota.
Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença,  da Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva e do Rancho Folclórico de São Julião.