terça-feira, 8 de abril de 2008

Cabrito à Sanfins e Sopas Secas

Cabrito à Sanfins e Sopas Secas nos Restaurantes de Valença

O Cabrito à Sanfins será o prato forte nos restaurantes de Valença, no próximo domingo 13 de Abril, no âmbito dos Domingos Gastronómicos, em 17 restaurantes. Acompanham as Sopas Secas, uma sobremesa tradicional. A iniciativa é da Região de Turismo do Alto Minho, com a colaboração da Câmara Municipal.
Quem visitar Valença, no próximo domingo, encontrará um prato genuíno da região elaborado de forma tradicional; um prato que era o rei gastronómico das festas grandes da aldeia, da Páscoa e nos convívios de família.
O Cabrito à Sanfins é criado, em rebanhos, sobretudo, nas serranias do Faro, da Furna e de São Lourenço, nas mais puras pastagens da carqueja, do rosmaninho e do tojo bravo que dotam esta carne de um sabor singular. Assado nos fornos a lenha, como se fazia na casa dos lavradores, ganha uma textura e tom que cativam, à primeira, o mais exigente comensal.
Em Valença a doçaria é variada desde os valencianos, aos doces de romaria e aos borrachinhos de Valença mas, neste dia, celebram-se as Sopas Secas, uma iguaria que tem por base o pão, o leite e a canela.
A restauração é um dos principais cartazes de afirmação da Valença turística. Hoje, Valença conta com sessenta unidades de restauração que apresentam uma ampla oferta gastronómica e em que diversos pratos da culinária tradicional marcam presença de destaque.
Aos comensais, que saborearem o cabrito valenciano, será oferecida uma peça de artesanato local.

Mercado das Tradições Valencianas
No âmbito da jornada gastronómica irá ter lugar o Mercado das Tradições, na Praça d´Armas da Fortaleza, na Coroada, domingo 13 de Abril, a partir das 10h00. Trata-se de uma castiça e tipica feira tradicional, de mostra e venda, onde estarão presentes as várias freguesias do concelho com produtos da terra. A etnografia e os jogos tradicionais darão colorido e vida a este dia com sessões de jogos tradicionais e um desfile etnográfico seguido de festival folclórico.

Sem comentários:

Enviar um comentário