segunda-feira, 21 de abril de 2008

Revitalização Económica de Valença

O Parque Empresarial de Valença tem vindo a dinamizar a actividade económica da região e a criar postos de trabalho. Actualmente emprega 700 pessoas, mas prevê-se que o número de trabalhadores possa ascender os 1500. Conversámos com Vítor Alves, administrador da entidade gestora do Parque, sobre as principais valências deste espaço.
Qual a importância do Parque para a região?
O Parque está a contribuir para a dinamização da actividade económica da região através da realização de investimentos que tem fomentado e da criação de postos de trabalho. Até ao momento, foram realizados directamente pela InterMinho cerca de 10 milhões de euros de investimento directo na aquisição de terrenos e obras de infraestruturação.
Tal possibilitou a disponibilização de aproximadamente 20 hectares de lotes para empresas, estando presentemente em preparação mais cerca de 8 hectares. Por outro lado, as empresas
que adquiriram aqui espaços para instalação, concretizaram já um investimento global que ronda os 25 milhões de euros. Prevê-se que até à ocupação dos 28 hectares previstos para ocupação
por empresas se atinja um total global de cerca de 70 milhões de euros de investimento. Em termos de emprego, estão já a trabalhar no Parque 700 pessoas, estando previsto que, aquando da sua ocupação total, o número de trabalhadores total ascenda a 1500.

Que mais-valias para os empresários?
Além da excelente localização, que por todos os empresário é referida, uma vez que passam na
sua proximidade as principais vias ferroviárias e rodoviárias que ligam o Norte de Portugal
Galiza, todos os lotes disponibilizados estão preparados com modernas infra-estruturas, adequadas às necessidades das empresas. Aliado a esta características, que são hoje em dia fundamentais para a generalidade das empresas, também o preço praticado se tem revelado competitivo. Tendo por referência um preço de 40 euros por metro quadrado, que pode variar em função do interesse da empresa em causa para o Parque, a InterMinho disponibiliza aos clientes um preço nitidamente baixo face à qualidade das infra-estruturas e à localização do Parque.
Quais as expectativas em termos de crescimento?
As expectativas de crescimento da actividade económica no local passam pelo impacto esperado
pela construção da plataforma logística nas proximidades do Parque, que está actualmente em fase de projecto, bem como pela evolução que se prevê incrementar com a construção do Edifício Central de Serviços do Parque. Este Edifício vai ter uma área social (com cantina, infantário e berçário, posto médico, etc.), uma área de gestão e a área da Inovação, em que serão criados espaços para a formação profissional e a incubação de empresas. Prevê-se que sejam prestados serviços de apoio às empresas e, com a participação e colaboração de todas as empresas, seja concretizada uma eficiente e eficaz gestão do Parque Empresarial de Valença.

in Diplomacia & Comércio

Sem comentários:

Enviar um comentário