sexta-feira, 18 de abril de 2008

Comemorações da Semana da Leitura em Valença

Concurso Nacional Ler + BES
Os alunos da Escola Básica do 1º Ciclo e do Jardim de Infância das Antas, de Valença, do Agrupamento Muralhas do Minho, desenharam uma flor gigante, apelando à leitura, no âmbito das comemorações da Semana da Leitura (concurso LER+ BES).
A actividade ocupou todo a área do relvado do estádio do Sport Clube Valenciano e envolveu os 300 alunos dos dois graus de ensino. O objectivo final foi conseguir uma composição fotográfica aérea que irá participar no concurso LER + BES promovido pelo Plano Nacional de Leitura. Uma iniciativa que surgiu no âmbito deste plano e que a comunidade escolar local tem vindo a desenvolver com as mais diversas actividades subordinadas ao tema.
A própria autarquia de Valença já se associou a este programa, através da assinatura de um protocolo com a Comissão do Plano Nacional de Leitura e em que se compromete a contribuir financeiramente para a aquisição de fundo documental para as escolas do concelho e a promover a realização de eventos destinados à promoção da leitura.
A flor, moldada com a presença de todos os alunos em campo, proporcionou a leitura aérea, de palavras como: viajar, sonhar, viver, voar, aprender, crescer, liberdade, entender. Aos mais pequenos, do Jardim de Infância, coube a tarefa de formarem o pequeno circulo central da flor que guardava a palavra LER. Aos demais alunos coube a tarefa de dar corpo à flor através das pétalas e do desenho das palavras relacionadas com a leitura.
A iniciativa contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Valença, de elementos do Aero Clube de Cerval e do Sport Clube Valenciano.

Sem comentários:

Enviar um comentário