quarta-feira, 2 de abril de 2008

Património precisa de uns 50 milhões

O estado em que se encontram as muralhas da Fortaleza de Valença fará parte da lista que traçará o balanço de 2008 dos monumentos em mau estado de conservação.
Os 55 monumentos em risco que o ministro da Cultura anunciou no Parlamento fazem parte de uma lista que já tinha sido entregue, em 2006, à sua antecessora e que estimava em cerca de 50 milhões de euros a verba necessária à sua total reabilitação.
A lista já nessa altura pormenorizava o estado dos monumentos de norte a sul do País, devidamente separados quanto ao risco de derrocada - baixo, médio e elevado. Uma lista actualizada, que em breve será entregue ao ministro José António Pinto Ribeiro, inclui outros monumentos e, daí, o membro do Governo ter referido na primeira audição na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República, em Março, que os 55 monumentos, "alguns dos quais a precisar de intervenção necessária e urgente", faziam parte de uma lista ainda incompleta.
O estado em que se encontram as muralhas da Fortaleza de Valença fará parte da lista que traçará o balanço de 2008 dos monumentos em mau estado de conservação. Um dos lados amuralhados cedeu devido a obras que se realizaram perto, estando a situação a ser monitorizada pela Faculdade de Engenharia do Porto e pelos serviços da Cultura da região Norte. Recorde-se que, há sete anos, parte das muralhas do castelo de Santarém cederam também, devido a abatimento na encosta e, por um mero acaso, ninguém foi atingido.
In Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário