quinta-feira, 3 de abril de 2008

Edifício Militar Acolherá Turistas

Paiol de Marte na Fortaleza de Valença
A Câmara Municipal de Valença está a proceder à readaptação do edifício histórico do Paiol de Marte, na Praça-Forte, para posto de turismo, seguindo o projecto da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. A intervenção tem um valor de execução de 200 mil euros e estará concluída no verão.
A obra consta da readaptação do antigo paiol militar para posto de turismo. O espaço renovada terá recepção, área de estar e consulta de folhetos informativos, balcão de atendimento, zona de leitura, zona de apoio e venda de produtos locais e artesanato, bem como um espaço de apoio para arrumos e secretaria (back-office).
O novo Posto de Turismo proposto para reutilização do Paiol do Campo de Marte é uma intervenção composta por duas partes distintas. A primeira corresponde a uma construção nova que ocupa grande parte do espaço livre disposto entre o edifício do Paiol e os muros exteriores deste. Esta construção nova, uma cobertura, será realizada em materiais modernos, com predominância do ferro e vidro. A segunda parte corresponde a uma intervenção nas duas salas do espaço interior do Paiol; numa delas nascerá uma área de leitura com exposição de livros sobre a região, de autores locais, etc, destinados a venda, noutra programa-se a instalação de móveis destinados a expor produtos locais, tais como vinhos, peças de artesanato, etc, também destinados a venda ao público.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, “a recuperação do Paiol devolve o esplendor a um dos mais importantes imóveis militares da Praça-Forte e proporciona-lhe uma nova função, a de ser a primeira sala de visitas dos turistas quando chegam ao centro histórico valenciano”.
O Paiol de Campo de Marte, erguido próximo do baluarte de São Jerónimo, no topo sul da Praça D'Armas da Fortaleza, na Coroada, é composto por dois espaços de planta rectangular dispostos paralelamente e separados por espessos muros.
Este paiol foi construído possivelmente em meados do século XVIII, depois da construção da Coroada.
O monumento tinha já sido alvo de obras de restauro no princípio da década de 60 do século XX, desde então, o Paiol já foi ocupado e adaptado para dar uso a diferentes fins daquele a que foi inicialmente destinado. De um modo geral, o imóvel apresentava-se, nos últimos anos, em mau estado de conservação o que tinha motivado já uma primeira intervenção por parte da Direcção Regional dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Norte.
A readaptação do Paiol de Marte enquadra-se no plano de requalificação da Praça Forte de Valença que já permitiu a execução da 1ª e 2ª fase nos arruamentos e espaços públicos e em breve avança a 3ª e ultima fase. Intervenções que proporcionaram, também, a requalificação exterior da Assembleia Valenciana e concretizam-se agora no edifício dos Paços do Concelho e na antiga Cadeia, em fase de conclusão, ou as que se programam em cinco casamatas militares com a sua transformação em espaços museológicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário