A Associação Portuguesa de Planeadores do Território – A.P.P.L.A. vai atribuir o título de “Bandeira de Prata da Mobilidade” ao Município de Valença por ter dado cumprido, nos últimos anos, à eliminação de barreiras urbanísticas nas àreas intervencionadas no centro urbano.
A Câmara Municipal tem vindo a implementar, desde 2006, um política de mobilidade nas intervenções que tem promovido no centro histórico e na àrea central de Valença, na sequência da adesão do Município à Rede de Vilas com Mobilidade para Todos.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, a adesão de Valença à rede “significou um salto qualitativo, sem precedentes, no esforço de uma requalificação urbana de qualidade, sem barreiras físicas”. O autarca salienta, ainda, que a “entrega da Bandeira de Prata é um reconhecimento público do empenhado e máximo esforço da Câmara de Valença no sentido da eliminação das barreiras físicas e na criação de uma maior mobilidade, para todos, na sua área urbana”. Contudo, o autarca refere, que “está conciente de que há muito, ainda, para fazer, fruto da má poltítica urbanística seguida, por Valença, nas décadas de 80 e 90 que deixou marcas dificeis de superar”.
A Câmara Municipal tem implementado as novas regras de mobilidade para todos nas várias fases da intervenção no Centro Histórico e nas requalificações já promovidas nas avenidas Centrais de Valença e que, estes dias, avançam já, também, para o interior da àrea urbana, nomeadamente para a avenida São Teotónio e para a traversal avenida do Colégio Português.
A abolição de barreiras arquitectónicas, sociais e psicológicas constitui um objectivo inadiável das sociedades modernas e é a única via para tornar as nossas cidades adequadas a todos os cidadãos, sem discriminações de quaisquer natureza.
Construir cidades com mobilidade constitui, por isso, um imperativo ético e social, traduzindo o respeito pelos valores fundamentais da solidariedade, da liberdade e da equiparação de oportunidades.
A Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos é uma organização constituída por cidades e vilas do país que se apresentam com vontade de eliminar as principais barreiras arquitectónicas e urbanísticas que perturbam a mobilidade a todo e qualquer cidadão.
Sem comentários:
Enviar um comentário