A Câmara Muinicipal de Valença e a cidade de Downpatrick, da Irlanda do Norte, vão formalizar um protocolo de geminação amanhã terça-feira, 26 de Maio, às 10h00, nos Paços do Concelho de Valença.
O acto de assinatura do protocolo de geminação contará com a presença das autoridades locais de Valença e de Downpatrick.
Esta geminação terá várias àreas de actuação mas centra-se, sobretudo, nos jovens estudantes valencianos que passarão, assim, a contar com a oportunidade de intercâmbios com a cidade de Downpatrick, na Irlanda do Norte e do aprofundamento dos conhecimentos da língua inglesa. A educação, a formação profissional e a cultura são as grandes linhas desta nova parceria internacional de Valença.
A educação é a base deste projecto de intercâmbio que envolve a Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, o Agrupamento Muralhas do Minho, o polo de Valença da ETAP, a Câmara Municipal de Valença, bem como várias entidades e escolas do ensino básico, secundário e superior de Downpatrick. Este projecto de intercâmbio surge na sequência da introdução do ensino do inglês nas escolas do 1º ciclo e apresenta-se, para a autarquia valenciana, com uma excelente oportunidade de aprofundar os conhecimentos e competências da língua inglesa para os jovens estudantes valencianos. Em preparação estão um conjunto de actividades de que se destaca a presença de alunos valencianos na Irlanda do Norte, para a aprendizagem do inglês bem como de alunos de Downpatrick em Valença para o conhecimento do português.
A formação profissional e os intercâmbios culturais são àreas que serão exploradas, também, pelo grupo de trabalho do comite de geminação.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, “com este projecto abrem-se novas janelas de conhecimento aos jovens valencianos que passam a dispor da oportunidade de aprofundarem o domínio do inglês, na Irlanda do Norte”.
A cidade parceira de Valença na Irlanda do Norte é Downpatrick, uma povoação, também, histórica a que está associada a figura de Saint Patrick, santo padroeiro da Irlanda. A simbologia e as semelhanças dos feitos entre São Teotónio, primeiro santo português nascido em Valença e Saint Patrick foi, também, um dos grandes motivos que levou a Câmara Municipal de Valença a lançar a intenção de uma profícua geminação com esta cidade irlandesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário