quinta-feira, 7 de maio de 2009

Valença à mesa – Bacalhau é Rei

De 22 a 24 de Maio - Bacalhau, vinho verde e pão de milho são o mote para a festa gastronómica.
Valença à mesa – Bacalhau é Rei abre as suas portas já no próximo dia 22 de Maio e prolonga-se pelo fim de semana. No recinto da feira semanal, uma tenda de 2000 m2 albergará 14 restaurantes que irão proporcionar aos visitantes a degustação das diferentes formas de preparar o bacalhau. Os comensais poderão adquirir as senhas na entrada do recinto, um kit com o prato, talhares e copo para posteriormente trocar no restaurante que desejar. O evento pretende ser uma promoção da gastronomia e restauração local, pelo que, o conceito assenta na prova das diferentes propostas dos restaurantes presentes.
O bacalhau é um produto há muito presente na gastronomia local que atrai, até nós, inúmeros visitantes da vizinha Galiza. Em Valença, o Bacalhau à S. Teotónio tem já, mais de 40 anos e é uma das muitas formas de o confeccionar que encontramos nos nossos restaurantes nos quais, tem sempre um destaque na ementa.
Para além dos restaurantes presentes estarão ainda, produtores e adegas, bem como, padaria e pastelaria e, claro está, a venda de bacalhau apoiados por uma imensa esplanada a funcionar das 12h00 até às 24h00 com excepção, do primeiro dia que abre portas às 19h00.
E como em boa festa gastronómica ,não pode deixar de estar a animação, fados, cantares ao desafio e a actuação dos Deolinda no dia 22 enriquecerão o evento proporcionando um ambiente festivo e de grande alegria que caracteriza as gentes de Valença.
Uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Valença e a União Empresarial do Vale do Minho que, se prepara para ser o inicio de várias outras promoções gastronómicas e dos produtos autóctones do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário