sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Valença Convida para a Desfolhada Com Vinhos e Petiscos

Valença vai proporcionar o reviver da tradição da desfolhada no próximo fim de semana, 14 e 15 de outubro, na freguesia de Cerdal, com prova de vinhos novos, petiscos e pratos da gastronomia local.
Uma festa emblemática do outono que convida os mais velhos a recordar e os mais novos a descobrir uma das atividades agrícolas mais castiças, as desfolhadas.
Vem Reviver o Ritual das Desfolhadas
As desfolhadas eram motivo para encontro de amigos, vizinhos e familiares, numa autentica e grande festa valenciana. Esse ambiente único e genuíno será recriado em Cerdal. Os típicos carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, os sons das concertinas e as desgarradas prometem uma festa animada onde todos são convidados a descobrir a espiga rainha. Manda a tradição que quem a encontrar tem de roubar um beijo  a uma donzela e se aparecer uma espiga com “filhos” acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.
Na desfolhada não faltarão os  bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual da desfolhada.
Gastronomia com Vinhos e Petiscos
Uma festa que contará com produtos da gastronomia local onde se destacarão os afamados vinhos verdes novos, o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço, o bolo do tacho e os rojões.
Programa de 14 e 15 de Outubro
O certame abre sábado, às 18h, estando marcada a prova de vinhos novos para as 18h30. O castiço desfile da desfolhada começará às 19h30 seguido de desfolhada, encontro de concertinas e cantares ao desafio com Tiago Maroto. Domingo o certame abre às 10h com uma exposição de alfaias agrícolas, seguido do almoço do arroz de sarrabulho e rojões, às 12h30. A Desfolhada de 2017 encerrará com um concerto do Grupo de Cordas 6tàs9 durante a tarde.
A iniciativa é da Câmara  de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Ju

Sem comentários:

Enviar um comentário