domingo, 25 de fevereiro de 2018

O QUE FAZER EM VALENÇA DO MINHO

Fortaleza de Valença – um tesouro arquitetônico no Alto Minho Muitos viajam a Portugal para visitar a moderna Lisboa e a antiga e histórica cidade do Porto, e também passear nas belezas do interior próximo à cidade universitária de Coimbra. 
Portugal é um pequeno país repleto de variedades: praias, paisagens montanhosas, castelos, cidadelas e muito mais. Contudo, poucos se aventuram a conhecer a região de Valença do Minho, no Alto Minho. O Rio Minho é a fronteira entre o norte português e a região espanhola da Galícia – ali, aliás, está a cidade de Santiago de Compostela, destino de um caminho imenso de peregrinação que começa na França, percorrendo todo o norte da Espanha.
Fortaleza de Valença ao estilo do arquiteto militar francês Vauban Mas voltemos a Valença do Minho. No ponto extremo de Portugal ao norte, essa pequena vila é uma poesia à beleza das águas do Minho – uma típica vila fortificada beira-rio, que ilumina-se em suas noites apenas para criar harmonia com as águas azuladas e frias do conhecido rio que a percorre. Casarões históricos Detalhes dos azulejos portugueses que decoram algumas das mansões da antiga vila De um antigo e até hoje bem conservado e fortificado burgo, construiu-se uma vila voltada ao turismo, com belezas históricas, mas também um enorme contato e harmonia com a natureza.
Capela do Bom Jesus e Estátua de São Teotônio – padroeiro de Valença do Minho A Fortaleza Como muitas cidades medievais, Valença do Minho ainda preserva uma vila histórica amuralhada – uma herança da época dos burgos. Ruas estreitas, casas, restaurantes e lojas fazem a alegria do turista por detrás das imponentes paredes de pedra. A antiga fortaleza, cuja história remonta os séculos XII e XIII, está na parte mais alta da cidade, e muralhas de pedra seguem um tortuoso perímetro de segmentos retos, com mais de um nível antes de chegar à cidadela. Do lado espanhol do rio, é possível ver uma grande estrutura de pedra em degraus surgindo da vegetação de várzea. Ali, no topo das paredes, canhões permaneciam sempre apontados em direção à margem oposta do rio, para repelir ou mesmo intimidar adversários – que nos tempos medievais não eram poucos.
Fortaleza de Valença – autêntica jóia arquitectónica E para aqueles que querem se sentir “entrando” em um castelo medieval, com aquele frio na espinha que somente fãs de séries de TV são capazes de sentir, a dica é ingressar na vila murada pelo lado sul, passando pela Porta da Coroada. *Dica Caso você planeje sua viagem a Valença do Minho na época do outono – inverno, que vai de Outubro a Março – lembre-se, o cachecol será o seu melhor amigo. Igreja Matriz de Santo Estevão Porta da Gaviarra Perto da porta que fica ao norte, a Porta da Gaviarra, o visitante encontra a pitoresca Igreja de Santa Maria dos Anjos. Ao longe, a igreja lembrará a muitos algumas paisagens de São João Del Rei, aqui em Minas Gerais. Contudo, à medida que se aproxima do templo, o turista vai descobrindo detalhes arquitetônicos que certamente não podem fazer parte de uma obra Barroca.
Igreja de Santa Maria dos Anjos A igreja possui pináculos que lembram uma versão menor de catedrais do Alto Gótico, mas as paredes de pedra muradas com arcos, denunciam sua avançada idade. A igreja, fundada em 1276, ainda conserva algumas estruturas tipicamente românicas – uma tônica da época. Igreja Matriz de Santo Estevão Igreja Matriz de Santo Estevão E há mais… novamente, ao longe, o visitante lembrará automaticamente do Mestre Aleijadinho. Mas não, A Igreja Matriz de Santo Estevão é uma obra de estilo neoclássico, embora tenha sido construída inicialmente no século XIII. Contudo, como sua “prima” Santa Maria, as paredes pintadas de branco e as molduras e contornos de portas, janelas e frontões criam a ilusão de um monumento Barroco ou Rococó. Pelas vielas da cidadela, além das lojinhas com seu lindo artesanato local e restaurantes típicos, o turista ainda encontrará muitas surpresas medievais, da época das navegações, modernas e contemporâneas. 
O retrato de uma vila que conservou o tempo, mas jamais “parou” nele. Artesanato de Valença Caminho de Santiago Como dissemos, Valença está à beira da Galícia, onde está a celebrada cidade de peregrinação de Santiago de Compostela. Além do tradicional caminho de mais de 600 quilômetros percorridos no norte espanhol, muitos optam pelo chamado Caminho Português. Veja o post completo de Santiago de Compostela: Aqui! Rio Minho na fronteira entre Valença do Minho (Portugal) e Tui (Espanha) Essa “versão” da peregrinação geralmente sai da cidade do Porto, passando por diversas cidades portuguesas, até chegar à cidade de Valença, onde o caminhante passa por 22 arcos até à vila murada, para depois cruzar o Rio Minho em direção à cidade espanhola de Tui, seguindo viagem até chegar bem mais ao norte, em Santiago de Compostela.

Catedral de Tui, na cidade de Tui – Espanha Muitos aproveitam a cidade de Valença para uma boa estada e refeição, antes de seguir a caminhada – a abundância e fartura da culinária portuguesa, junto a uma acolhedora hospedagem, renova as forças daqueles que ainda terão várias dezenas de quilômetros a percorrer.
Onde ficar em Valença do Minho Bem, algumas horas são suficientes para perambular pelas ruas e conhecer os pontos de interesse da pequena vila medieval. Contudo, para quem procura uma hospedagem, indicamos a Pousada de Valença. Esta sofisticada propriedade, é rodeada pelas muralhas históricas e possui um lindo visual para o Rio Minho e Espanha. Saiba mais: Aqui! Onde comer em Valença do Minho Delicioso Bacalhau à Fortaleza Fortaleza Endereço: Rua Apolinário da Fonseca 29, Valença, Portugal Trattoria Casa di Mamma Endereço: Rua 25 de Abril, Valença, Portugal Como Chegar a Valença do Minho Chegar em Valença, no entanto, não exige necessariamente que você tenha que fazer o Caminho de Santigo. 
Há ligações do Porto a Valença por boas estradas e, além disso, é possível chegar até lá tanto a partir do Porto, quanto da cidade espanhola de Vigo por meio de trens ou ônibus.

In partiupelomundo

Sem comentários:

Enviar um comentário