sábado, 17 de fevereiro de 2018

Valença Celebra Feriado Municipal Reconhecendo Mérito a João Guterres

Valença celebra o Feriado Municipal, domingo, 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio e dos Valencianos, atribuindo a Medalha de Mérito Municipal ao empresário valenciano João Guterres.
O Feriado Municipal evoca São Teotónio, nascido em Valença e primeiro santo português, um dia dedicado aos valores e à identidade valenciana e ao reconhecimento meritório das instituições e personalidades dinamizadores e de projeção da cidade.
Empresário João António Guterres
João António Guterres vai receber a Medalha de Mérito Municipal pelo trabalho desenvolvido como empresário, empreendedor e inovador na projeção dos recursos endógenos de Valença. Pela sua mão, hoje, o nosso Caldo Verde é uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal e o celebre cabrito assado no forno é referenciado por Portugal. A paixão pelos vinhos e as bebidas espirituosas levou João Guterres à criação do primeiro gin tinto do mundo, mas também ao lançamento dos licores Cantar Portugal.
Programa Geral do Feriado Municipal
Dia 16
14H30: Abertura da Exposição ”40 Anos da Diocese Viana do Castelo”, S. J. Freguesia Ganfei
21H30: Concerto de Coro Vocalis Contrasta – AMFV e Homebrass Quintet, no Auditório CILV
Dia 17
11H: III Taça S. Teotónio Eurocidade Veteranos, no Estádio Dr. Lourenço Raimundo
21H30: Concerto com Coral Polifónico S. Teotónio (32º Aniversário), Grupo Cordas 6tás9 e Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, no Auditório CILV
Dia 18
09H: Deposição Coroa Flores Imagem de S. Teotónio, na Coroada - Fortaleza
09H30: Missa e Procissão, na S. J. Freguesia Ganfei
11H30: Sessão Solene, na S. J. Freguesia Ganfei, com a conferência “Inovação e Pioneirismo de São Teotónio: um legado do passado para o futuro”, pelo dr. Joel Cleto.
18H: Teatro “O Princípio da Incerteza” - Comédias do Minho, no CILV
São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protetor da Nacionalidade.
Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a figura maior, para os tempos da nacionalidade o homem que deu força espiritual à fundação do país.
Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.


Sem comentários:

Enviar um comentário