domingo, 18 de fevereiro de 2018

São Teotónio é o primeiro santo português!

Nasceu em Ganfei em 1082, no espaço onde está atualmente a capela de São Teotónio.
Teotónio foi batizado no Mosteiro de Ganfei.
São Teotónio nasceu galego e morreu português. 
Conselheiro de Dom Afonso Henriques e um dos grandes inspiradores da nacionalidade portuguesa. Figura marcante da independência de Portugal.
São Teotónio é uma figura marcante da história portuguesa que os valencianos tem acarinhado, ao longo dos séculos, rendendo uma profunda devoção.
São Teotónio fez várias peregrinações à Terra Santa, homem muito viajado para o seu tempo, robusto e alto para o seu tempo, uma referência cultural da época, conhecedor do seu tempo e da sua sociedade com uma profunda visão de futuro. 
A relação de São Teotónio com D. Afonso Henriques era tão forte e tão importante para Portugal que permanecem para sempre sepultados na mesma igreja.
Vários papas tentaram dar-lhe o título de bispo, mas recusou sempre, pela sua humildade.
Em Ganfei é possível visitar a Capela de São Teotónio, erguida no local onde São Teotónio nasceu. No interior da capela conservam-se as relíquias do santo (um dedo do santo) e no edifício da Junta de Freguesia anexa guarda-se vário espólio relativo ao santo.
Nas traseiras da capela a Fonte de Torninho, local onde Teotónio, ia em pequeno buscar a água e a que a cultura popular associa um conjunto de propriedades milagrosas. A fama de águas milagreiras e as lendas à volta da Fonte de Torninho correram séculos e levam muitos devotos a este local.
Convento de Ganfei, local onde São Teotónio terá sido batizado e conhecido os primeiros ensinamentos cristãos. 
Ganfei é o destino de peregrinação, ao longo do ano, de muitos portugueses, mas também de pessoas das mais diversas partes do mundo na busca das origens de São Teotónio.

Sem comentários:

Enviar um comentário