terça-feira, 24 de julho de 2018

Valença Cria 23 Hectares de Faixas de Contenção de Incêndios Proteção Contra os Incêndios de Verão

Valença já criou faixas de contenção de incêndios florestais numa área correspondente a  23 hectares. As faixas abrangem as áreas consideradas mais sensíveis no concelho e implicaram um investimento de 71.893,50 euros.
Áreas Prioritárias Limpas
A Rede de Defesa da Floresta em Valença estende-se sobretudo pelas freguesias de São Pedro da Torre, Gandra e Ganfei. Na área envolvente à Zona Industrial de S. Pedro da Torre foi criada uma área de contenção limpa de 20 hectares. No Parque Empresarial de Valença, em Gandra, à área de proteção limpa  abrange 5 hectares. No Monte do Faro, na área envolvente à estrada do faro foi criada uma faixa de contenção de 7 hectares.
Estas faixas de contenção foram estabelecidas conforme o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
O Município de Valença está-se a substituir aos proprietários privados, em conformidade com a legislação em vigor, mediante informação da GNR/SEPNA que atuou na fiscalização ao território. Exemplos disso foi a intervenção na Quinta das Pretas, na Urgeira ou os lotes industriais no Parque Empresarial de Valença. 
Queimadas, Limpezas, Sensibilização, Mais Meios
Valença trabalha, o ano inteiro, para prevenir e minimizar o impacto dos incêndios, nas áreas florestais e nas zonas habitacionais. Proteger pessoas e bens, valorizar a floresta é a prioridade.
Queimadas controladas, limpezas florestais e de faixas de contenção, sensibilização das populações, reflorestação de áreas ardidas e aquisição de um novo auto-tanque são apenas algumas das medidas em curso em Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário