terça-feira, 31 de julho de 2018

VALENÇA/FRIESTAS: ‘SERÕES N’ALDEIA’ CRESCEM A OLHOS VISTOS – ESPERADAS 600 PESSOAS PARA A ÚLTIMA NOITE

Cerca de 600 pessoas são esperadas esta terça-feira, na freguesia de Friestas, em Valença, para a derradeira noite da edição deste ano da iniciativa Serões n’ Aldeia. Já na quarta edição, este certame tem-se destacado pelo crescimento mostrado ano após ano. Atrai centenas de pessoas até à freguesia para degustar a gastronomia local e os números falam por si: uma média de 300 a 400 pessoas por noite, segundo dados da organização a cargo do Rancho Folclórico daquela freguesia. “A edição deste ano correu muito bem. Tal como nos outros anos, tivemos muita gente a provar as nossas iguarias”, disse Marília Afonso, da equipa organizadora, aos microfones da Rádio Vale do Minho.
O último dia da festa estava para ser ontem mas, devido ao mau tempo, o programa teve de ser adiado para esta terça-feira. Será uma noite dedicada à Madeira onde “vamos ter poncha, a famosa espetada de pau de loureiro e bolo do caco [nas fotos]”, adiantou a responsável. Cada vez mais apreciado em Valença, o bolo do caco foi dado a conhecer aos valencianos por este grupo folclórico. “Leva manteiga com alho, massa e o resto é segredo”, continuou Marília Afonso com uma gargalhada à mistura.
O êxito do Serões n’ Aldeia não surgiu da noite para o dia. “No início durava apenas um dia, que era o dia do nosso festival de folclore. Depois achámos que fazia todo o sentido inserir no programa outras atividades culturais”. A iniciativa cresceu e chegou mesmo aos seis dias “mas era um bocado puxado para nós”. Ficou-se pelos quatro com data fixa todos os anos. “É sempre no último fim-de-semana de julho”, apontou Marília Afonso.
Durante a nossa visita ao certame encontrámos por lá o vereador da Cultura na Câmara de Monção que, com rosto satisfeito, cumprimentava e felicitava toda a organização por mais um ano de eficácia. “Todos os anos esta atividade tem sido um sucesso! Cativa cada vez mais gente com uma programação muito variada”, elogiou José Monte que louvou “a carolice do Rancho Folclórico de Friestas e o voluntariado que excede todas as expetativas”. “É motivo de orgulho para o Município e exemplo para outras coletividades com esta dinâmica”, acrescentou o autarca.
Para este último dia está marcada para as 20h00 a prova gastronómica de espetadas de pau de loureiro e bolo do caco. O dia vai terminar com a atuação do grupo de cordas Sexta às Nove e do trio musical Mingos Ribeiro. De referir que os Serões n’ Aldeiacontam com o apoio do Município de Valença.
in Rádio Vale do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário