sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Cerdal mostra devoção a Nossa Senhora de Mosteiró

Cerdal, em Valença, promove, até domingo, a romaria em honra de Nossa Senhora de Mosteiró, festa que leva muita gente até ao monte onde se situa a igreja de Mosteiró.
O programa começou no passado domingo, no Convento de Mosteiró, com o início das missas com pregações. Na passada terça-feira, realizou-se a procissão de velas entre Mosteiró e a igreja paroquial, que reuniu um número significativo de fiéis. Nos últimos dias, têm prosseguido as pregações, com o pároco, padre Gonçalo Pereira do Vale, a propor uma reflexão em torno da oração, a partir do livro “A beleza
da oração”, da autoria de Pedrosa Ferreira. Hoje, às 7h30, é celebrada a missa dos associados.
A festa entra no seu ponto alto, amanhã, com a saída às 7h30, da igreja paroquial, da procissão penitencial até à igreja de Mosteiró, uma verdadeira peregrinação, que demora cerca de três horas e passa por 10 dos 13 lugares da freguesia. A população mobiliza-se para embelezar o trajeto por onde passa a procissão com tapetes de flores e outros arranjos.
Na igreja de Mosteiró, domingo, a partir das 10h30, há missa, sermão e procissão acompanhada pela Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima.
Em relação ao programa cultural e recreativo, hoje, a partir das 15h00, há música gravada e, às 22h30, atua o conjunto Ympério Show, de Arcos de Valdevez.
Para amanhã, está prevista a alvorada (7h00), partida de fogo pela Pirotecnia de Barbeita (12h00), atuação dos Bombinhos Arquivo DM de Fontoura (durante todo o dia), prova de rally (15h00), concerto do  conjunto monçanense Roconorte (22h30) e espetáculo pirotécnico (00h30).
Domingo, às 9h00, começam a atuar os Bombinhos de Fontoura. A parte de tarde é preenchida com a atuação do grupo Cordas 6 às 9 (15h00) e sorteio de rifas (17h00), seguindo-se, às 17h30, um espetáculo com o Rancho Folclórico de Dem, de Caminha, e do Grupo Cultural e Recreativo Os Camponeses  Minhotos, de Cerdal. 
Recorde-se que o Convento de Nossa Senhora de Mosteiró foi classificado como Imóvel de Interesse
Público, por despacho da Secretaria de Estado da Cultura, em 1983.
A tradição conta que o Convento de Mosteiró terá sido fundado no século VIII. A oralidade indica que terá existido um primeiro convento que albergava uma comunidade de eremitas, obrigada a fugir com a invasão
muçulmana.
Já no século X, a imagem da Senhora de Mosteiró, escondida pelos eremitas, terá sido descoberta e, no mesmo local, reerguido novo convento patrocinado por Mumadona. Novamente abandonado, desta vez por causa da peste, o convento terá sido destruído por um incêndio, restando apenas a igreja e a imagem de Maria. Foi no século XIV que o convento foi reconstruído por monges vindos de Espanha, passando por dificuldades ao longo dos séculos e sofrendo várias obras nos séculos XVII e XVIII, que lhe deram o seu aspeto atual.
A parte do convento está em avançado estado de degradação, mas a igreja está conservada e aberta ao culto, sob a responsabilidade da Confraria de Nossa Senhora de Mosteiró. A igreja ostenta talha barroca, de grande qualidade, que começou a ser restaurada. O altar lateral e o púlpito fora.
in Diário do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário