O Maisactual esteve no 2º maior Outlet de Espanha, vizinho do concelho de Valença e os muitos portugueses que compravam os primeiros presentes de Natal fizeram-nos esquecer que estávamos do outro lado da fronteira. Não fosse a placa “Espanha” ali ao lado, e os carros de matrícula portuguesa e a língua falada nos corredores do novo Outlet de Tui, na Galiza, quase o transformavam num qualquer centro comercial “luso”, com a normal enchente do primeiro feriado de Dezembro, a “abertura oficial” do mês de Natal, logo das compras de presentes. No gigantesco Outlet de Tui, a um quilómetro da fronteira de Valença. A enchente lusa foi tal que, pela primeira vez em dia de semana, abriu portas o segundo parque de estacionamento. Só no dia 1 de Dezembro, os portugueses representaram um anormal movimento de 85% da clientela total.
Á entrada, com luzes natalícias, as “Boas Festas” bem portuguesas mostram a importância dada aos clientes portugueses, que já representam 47% de todo o nosso movimento”, explicou Pedro Ribeiro, o “luso” que dirige o OutleTui. Ao todo são 64 lojas de desconto, sobretudo de roupa, que, na vizinhança de Valença, empregam mais de 400 trabalhadores, dos quais 30% são portugueses. Desde a abertura, há três meses, registou cerca de 800 mil visitas. “Só do público português estamos a falar de mais 7% em relação à perspectiva inicial”, acrescentou. Garante que o sucesso do espaço é o facto de aliar as marcas e respectivas colecções, algumas que não estão à venda em Portugal, aos preços competitivos. “Começamos agora a campanha que vai de 60 a 70% de desconto. No mínimo, descontos de 60%, quase na maioria do centro, o que é muito bom”, sublinhou Pedro Ribeiro, dando o exemplo: “Um sobretudo da Hugo Boss que custa mil euros em Portugal, está à venda aqui por 200 euros”. O público português preenchia por completo o espaço galego. De sacos cheios, casais e famílias portuguesas enchiam as lojas, grande parte deles nas primeiras compras de Natal e claro na comparação de preços. Perante letras enormes que não deixam passar despercebida as enormes percentagens de desconto de cada loja, os portugueses são seduzidos por produtos, alguns a mais de metade do preço. O Praça Local constatou entre alguns portugueses com quem falou, que a crise ajuda a procurar preços mais em conta e muitos dizem que a diferença de preço até compensa a viagem. In Mais Actual |
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