quinta-feira, 9 de abril de 2009

Valença Relembra as Invasões Francesas

A Câmara Municipal de Valença vai organizar um conjunto de actividades comemorativas relativas ao papel que Valença desempenhou no âmbito das Invasões Francesas.
Amanha, 9 de Abril, será inaugurada a exposição “As Invasões Francesas e a Restauração Nacional de 1808”, no Núcleo Museológico, às 17h30. Segue-se a conferência “As Invasões Francesas no Norte de Portugal: factos da História de Valença do Minho”, a cargo do Professor Doutor Viriato Capela, da Universidade do Minho, no auditório Dr. Jorge Gama, na Praça-Forte.
A exposição é constituida por um conjunto de 20 paineis alusivos às invasões na região e mais dois alusivos só aos acontecimentos ocorridos em valença. Dois manequins, vestidos a rigor, com as fardas da época completam a mostra que estará patente ao público até 9 de Julho, no Núcleo Museológico de Valença.
Os incêndios do Convento de Ganfei, a destruição das antigas Portas de Santiago, na Praça-Forte e a capitulação do governo militar, os incidentes da Ponte do Manco, em Friestas, onde vários soldados foram assasinados e a casa senhorial vandalizada. Estes são apenas alguns dos vários momentos históricos de que Valença foi protagonista aquando das invasões francesas.
As comemorações contam com a colaboração da Universidade do Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário