A freguesia de Friestas, em Valença, acolhe entre os próximos dias 26 e 29 de julho mais uma edição da iniciativa Serões n’ Aldeia. O programa começa na sexta-feira, pelas 18h00, com a abertura do certame. Pelas 20h00 decorrerá um prova gastronómica de borrego assado em forno assado de lenha com arroz pingado. Para as 21h30 está agendada a cerimónia oficial de abertura seguindo-se uma noite de Fados.
No sábado, às 21h30, realiza-se o Festival Internacional de Folclore de Friestas. A iniciativa conta com a participação do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas; Rancho Folclórico Dançar é Viver, da Amadora; Rancho da Associação do Grupo de Danças e Cantares de São Martinho de Aldoar, do Porto; e do Rancho Infantil e Juvenil da Vila de Pico de Regalados, de Vila Verde.
No domingo, destaque para a musica tradicional portuguesa com a atuação do grupo Cavaquinhos do Porto, a partir das 22h00. Uma hora depois sobe ao palco o grupo Canto d’Áqui.
Na segunda-feira, último dia do certame, realiza-se a festa de encerramento. A partir das 20h00 há jantar convívio com as tradicionais espetadas em pau de loureiro, bolo do caco e poncha. Mais à noite, pelas 22h00, sobe ao palco o grupo Farra Minhota.
À semelhança dos anos anteriores, este é um evento que atrai todas as noites centenas de pessoas àquela freguesia. A caminho da quinta edição, este certame tem-se destacado pelo crescimento mostrado ano após ano. Atrai centenas de pessoas até à freguesia para degustar a gastronomia local e os números falam por si: uma média de 300 a 400 pessoas por noite, segundo dados da organização a cargo do Rancho Folclórico daquela freguesia.
Este é um evento que conta com o apoio do Município de Valença.
in Rádio Vale do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário