terça-feira, 14 de janeiro de 2020

VALENÇA: ENTRAR EM ESPANHA PELA ‘PASSADEIRA BRANCA’ – FOI HÁ 33 ANOS…

O dia 14 de janeiro de 1987 ainda permanece bem vivo na memória de muitos alto-minhotos. Nevou! E não foi apenas nos pontos mais altos. Todo o Alto Minho ficou coberto de branco, incluindo vilas e cidades. 
Valença não foi exceção. Nas redes sociais, a utilizador Dinela Costa partilhou uma fotografia do centro valenciano nesse dia diferente para tantos milhares de pessoas. Ainda não existia a famosa rotunda, mas o trânsito circulava espantado com a passadeira branca que se estendia até Espanha. 
Quase que no imediato, vários outros internautas comentaram a fotografia com enorme sentimento de nostalgia. “Lembro-me bem”, diz um. “Eu fiz muito sku!”, recorda ainda um outro.
Por todo o distrito de Viana do Castelo os efeitos do nevão foram fazendo sentir-se ao longo do dia. Muitas escolas encerraram e várias lojas fecharam portas. O tempo era ainda de máquinas fotográficas analógicas, mas foram muitos os que andaram pelas ruas a fazer imagens daquele evento do qual não havia memória.
Completamente pintado de branco, o Jardim Municipal de Valença também deslumbrava tudo e todos. Com cuidado e a tentar evitar escorregadelas, o povo lá passeava pelas ruas naquela quarta-feira diferente. “Adorava acordar assim novamente”, confessou um outro internauta.
in Rádio Vale do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário