sábado, 21 de maio de 2011

Valença recebe exposição “Viva a República”


Valença recebe a exposição itinerante “Viva a República”, de 23 a 25 de Maio, na zona escolar, entre as 10h e as 20h.
Uma viatura adaptada, complementada com duas tendas de apoio, será o espaço onde o visitante é convidado a acompanhar a história da I República, um dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal. Através de imagens, um jogo digital, um roteiro pedagógico e um mapa de ideias, ficará a conhecer o percurso de evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República e os principais contextos e transformações a que esteve associada.
Comemorou-se a 5 de Outubro de 2010 o primeiro centenário da implantação da República Portuguesa. Uma ocasião para evocar as principais aspirações das gerações que se empenharam em promove
r e realizar as grandes causas da participação e do desenvolvimento do país.
Da concretização do Programa do Centenário espera-se que possa resultar uma valorização da cultura histórica e da consciência patrimonial, vectores dos sentimentos colectivos de pertença e de partilha; um contributo para o revigoramento das práticas cívicas e da aproximação entre a política e os cidadãos. Deseja-se sobretudo contribuir para o desenvolvimento de valores, como o exercício de uma cidadania responsável e consciente, a valorização da cultura humanista e universal e a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e plural.
Em digressão desde Setembro de 2010, esta exposição percorre cerca de 100 concelhos de todo o país, permanecendo durante aproximadamente um ano em itinerância.

Sem comentários:

Enviar um comentário