quarta-feira, 18 de maio de 2011

Valença: Refer investe 6,2 milhões para reabilitar fundações de ponte internacional com 125 anos



A Refer lançou a concurso público a empreitada de reforço da centenária ponte internacional de Valença, sobre o rio Minho, que vai custar à empresa pública 6,2 milhões de euros, foi hoje anunciado.A Refer lançou a concurso público a empreitada de reforço da centenária ponte internacional de Valença, sobre o rio Minho, que vai custar à empresa pública 6,2 milhões de euros, foi hoje anunciado.
A empreitada, segundo fonte da Refer (Rede Ferroviária Nacional), prevê o reforço e reabilitação das fundações da ponte, e deverá decorrer, depois de adjudicada, durante 365 dias, estando a abertura de propostas previstas para 09 de junho.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, explicou tratar-se de uma empreitada de reforço do pilar central, mas recusou qualquer cenário de urgência da empreitada.
"Pelo que fui informado pela Refer, a ponte está segura, não corre qualquer risco. São daquelas obras que se fazem de 50 em 50 anos", explicou, sublinhando a grande utilização ferroviária da travessia, sobretudo na ligação entre Vigo (Galiza) e Leixões.
A ponte internacional de Valença, que este ano comemora 125 anos, assegura as ligações rodoviárias e ferroviárias entre Valença e Tui (Galiza), e é constituída por uma superstrutura em viga metálica de treliça, de rótula múltipla, com cinco tramos contínuos.
A ponte é propriedade conjunta da Refer e da empresa Estradas de Portugal, bem como dos organismos públicos espanhóis Administrador de Infraestructuras Ferroviarias (ADIF) e Dirección General de Carreteras
in Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário