segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Veigas do Rio Minho - Novo Percurso Verde de Valença a Verdoejo

Um novo corredor verde, as Veigas do Minho APPE, com 5,6Kms, vai nascer em Valença, junto ao rio Minho, nas freguesias de Valença, Ganfei e Verdoejo.
A candidatura, apresentada pela Câmara Municipal de Valença, ao Norte 2020 – Património Natural, já foi aprovada. Espera-se, em breve, o lançamento  da obra que criará um novo corredor verde junto ao rio Minho, num investimento de 348 mil euros

Veigas do Rio Minho
As Veigas do Rio Minho serão um percurso complementar à Ecopista do Rio Minho e pretendem aproximar esta via emblemática ao rio na parte norte do concelho. O percurso começará no Cais, em Valença, e seguirá paralelo ao rio Minho até Verdoejo com ligação à Ecopista existente. Este percurso implicará a construção de uma ponte pedonal  no ribeiro que separa Ganfei de Verdoejo.

Recantos Naturais Únicos
Este percurso criará um miradouro privilegiado para o centro histórico de Tui, passará nos bancos de areia de Arinhos, seguirá em frente às ilhotas de Ganfei, com passagem pela Pesqueira dos Frades em Ganfei, Parque de Merendas de Verdoejo e em frente às ilhas de Ranhão e do Conguedo em Verdoejo, na lagoa do rio Novo em Verdoejo, ou barca dos Pepes e seguirá, entre os vinhedos, até à atual Ecopista. Recantos únicos, de rara beleza e elevado valor paisagístico e natural e ficarão acessíveis a ser visitados com percursos ordenados e enquadrados com o ambiente natural.

Potenciar o Turismo de Natureza
Este novo percurso pretende dar mais um contributo para a aposta no turismo verde em Valença, uma maior consciencialização para os valores e recursos naturais do rio Minho. 
Em preparação estão, também, os processos dos cais de atracagem em São Pedro da Torre e em Ganfei.

Sem comentários:

Enviar um comentário