Um novo Cais Flutuante, para embarcações de pesca, foi construído em São Pedro da Torre. Um investimento de 105 mil euros que pretende valorizar a margem ribeirinha, do rio Minho, na parte sul do concelho.
Dinamização da Pesca no Rio Minho
Esta estrutura tem por objetivo melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade dos pescadores que utilizam o rio Minho como forma de vida.
O Cais consta de passerele de acesso, passadiço flutuante, equipado com fingers e ancoradouro estruturado com estacas metálicas. O Cais é composto por 3 pontões com 36 m de comprimento e 2 m de largura. O acesso desde terra será feito a partir de de uma passerele de 10 m de comprimento e de 1 m de largura.
Aproximar Valença ao Rio
Estas obras inseriram-se no projeto municipal de aproximação do concelho ao rio, protegendo, valorizando e potenciando este recurso natural que atravessa Valença de norte a sul, numa extensão de 22 Kms.
Mais Segurança para a Pesca Profissional
Em São Pedro da Torre encontra-se uma das principais comunidades de pescadores do concelho. Esta é uma zona de excelência para a pesca profissional sobretudo do sável e da lampreia no rio Minho. Com este novo Cais os pescadores ganham uma estrutura de apoio fundamental para desenvolverem a sua atividade.
Esta obra vem na sequência de outras intervenções, nesta comunidade, nomeadamente a dos abrigos para os pescadores.
Potenciar o Turismo de Natureza
Esta nova estrutura, para além do apoio aos pescadores, abre portas à potencialização dos demais recursos do Rio Minho dinamizando, também, os passeios de barcos turísticos no rio.
A obra foi desenvolvida pela Câmara Municipal de Valença e contou com um financiamento de do programa PROMAR, através do Mar2020.
Sem comentários:
Enviar um comentário