terça-feira, 5 de maio de 2020

Valença Ganha Novo Cais no Rio Minho Mais Apoios aos Pescadores

Um novo Cais Flutuante, para embarcações de pesca, foi construído em São Pedro da Torre. Um investimento de 105 mil euros que pretende valorizar a margem ribeirinha, do rio Minho, na parte sul do concelho. 
Dinamização da Pesca no Rio Minho
Esta estrutura tem por objetivo melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade dos pescadores que utilizam o rio Minho como forma de vida.
O Cais consta de passerele de acesso, passadiço flutuante, equipado com fingers e ancoradouro estruturado com estacas metálicas. O Cais é composto por 3 pontões com  36 m de comprimento e  2 m de largura. O acesso desde terra será feito a partir de de uma passerele de 10 m de comprimento  e de 1 m de largura.
Aproximar Valença ao Rio
Estas obras inseriram-se no projeto municipal de aproximação do concelho ao rio, protegendo, valorizando e potenciando este recurso natural que atravessa Valença de norte a sul, numa extensão de 22 Kms.
Mais Segurança para a Pesca Profissional
Em São Pedro da Torre encontra-se uma das principais comunidades de pescadores do concelho. Esta é uma zona de excelência para a pesca profissional sobretudo do sável e da lampreia no rio Minho. Com  este novo Cais os pescadores ganham uma estrutura de apoio fundamental para desenvolverem a sua atividade.
Esta obra vem na sequência de outras intervenções, nesta comunidade, nomeadamente a dos abrigos para os pescadores.
Potenciar o Turismo de Natureza
Esta nova estrutura, para além do apoio aos pescadores, abre portas à potencialização dos demais recursos do Rio Minho dinamizando, também, os passeios de barcos turísticos no rio. 
A obra foi desenvolvida pela Câmara Municipal de Valença e contou com um financiamento de do programa PROMAR, através do Mar2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário