terça-feira, 17 de junho de 2008

Alunos de Valença Ganham Prémio Nacional

A Escola EB1 de Valença ganhou o 1.º Prémio da 1ª edição do concurso LER+ BES, uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e do Banco Espírito Santo.
Tendo por base a leitura concorreram cerca de 100 trabalhos de escolas de todo o país, de vários graus de ensino. Ao nível do 1.º ciclo do ensino básico o trabalho vencedor foi o de Valença com uma composição fotográfica aérea, a representar um sol, na qual participaram cerca de 300 crianças do Jardim de Infância e da EB1 de Valença.
A participação neste concurso foi uma, de entre várias actividades, que as escolas e a autarquia valenciana tem desenvolvido no âmbito do incentivo à leitura.
Refira-se que a própria autarquia de Valença mantem um protocolo com a Comissão do Plano Nacional de Leitura através do qual contribui financeiramente para a aquisição de fundo documental para as escolas do concelho e promove a realização de eventos destinados à promoção da leitura.
A composição fotográfica vencedora tinha por base um sol, moldado com a presença de todos os alunos em campo, proporcionou a leitura aérea, de palavras como: viajar, sonhar, viver, voar, aprender, crescer, liberdade, entender. Aos mais pequenos, do Jardim de Infância, coube a tarefa de formarem o pequeno circulo central da flor que guardava a palavra LER. Aos demais alunos coube a tarefa de dar corpo à flor através das pétalas e do desenho das palavras relacionadas com a leitura.
A iniciativa contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Valença, de elementos do Aero Clube de Cerval e do Sport Clube Valenciano.

Sem comentários:

Enviar um comentário