quinta-feira, 5 de junho de 2008

Unidade Móvel de Saúde de Valença

A Unidade Móvel de Saúde de Valença vai ser entregue no próximo dia 16 de Junho
As três últimas unidades móveis de saúde previstas para o distrito de Viana do Castelo no âmbito da reestruturação da rede nacional de urgências serão entregues a 16 de Junho, informaram hoje fontes municipais.
Aquelas unidades, segundo as fontes, destinam-se aos municípios de Valença, Monção e Melgaço, que se juntam assim a Vila Nova de Cerveira, Caminha, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, que já dispõem de viaturas idênticas.
As unidades móveis de saúde são viaturas que percorrem as freguesias, prestando apoio clínico domiciliário às camadas mais necessitadas da população, sobretudo idosos, que assim deixam de ter que se deslocar ao centro de saúde para actos tão simples como a medição da tensão e da diabetes ou a administração de uma injecção.
No distrito, apenas Viana do Castelo e Ponte de Lima não serão dotados com estas unidades, por serem os concelhos onde há hospitais.
Entretanto, também já foram entregues, no início deste mês, as três ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV) previstas para o distrito de Viana do Castelo, igualmente no âmbito do processo de reestruturação da rede nacional de urgências.
Aquelas SIV, da responsabilidade do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), foram colocadas nos centros de saúde de Arcos de Valdevez, Valença e Melgaço.
A SIV tem uma tripulação constituída por um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência e o equipamento integra material de avaliação e estabilização, quer nas vertentes de trauma e doença súbita, um desfibrilhador automático externo, monitor-desfibrilhador e diversos fármacos.
O equipamento das SIV permite a transmissão de electrocardiograma e sinais vitais.
No distrito de Viana do Castelo, a reestruturação da rede de urgências prevê o encerramento dos serviços de atendimento permanente (SAP) de Melgaço, Paredes de Coura, Caminha, Arcos de Valdevez e Valença, o que já motivou várias manifestações de protesto nos dois últimos concelhos.
Os centros de saúde destes cinco concelhos passarão a funcionar, no máximo, até à meia-noite, sendo os horários de cada um deles fixado em função da procura e da sazonalidade.
O encerramento destes SAP chegou a estar previsto para 01 de Outubro de 2007, mas foi adiado por não terem sido implementadas atempadamente as contrapartidas fixadas nos protocolos assinados entre o Ministério da Saúde e as câmaras municipais.
Para o Alto Minho, a reestruturação da rede de urgências contempla um serviço de urgências médico-cirúrgico, no hospital de Viana do Castelo, e dois serviços de urgência básica (SUB), um dos quais no hospital de Ponte de Lima e o outro no centro de saúde de Monção.
O SUB de Ponte de Lima implicará a realização de obras avaliadas em 1,2 milhões de euros, que neste momento se encontram em fase final de elaboração do projecto e que deverão demorar entre 10 a 12 meses.
O SUB de Monção irá também funcionar em instalações renovadas, decorrendo neste momento a elaboração do projecto para as obras.
VCP. /Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário