domingo, 24 de dezembro de 2017

Aristides de Sousa Mendes, Tui e a Irmã Lucia

A editora ‘Saída de Emergência’ publicou um livro sobre a “história desconhecida” de Aristides Sousa Mendes escrita pelo seu neto, António Moncada de S. Mendes, o qual descreve a “intervenção” da irmã Lúcia, que considera ter salvo a vida de uma filha do cônsul.
‘Aristides de Sousa Mendes. Memórias de um Neto’ aborda, entre outros temas, a ligação entre o diplomata e a mais velha dos videntes de Fátima, que em 1928 conduziu até Tui, Espanha, desde Lisboa.
“Com recurso a um extenso arquivo fotográfico e documental, em grande parte inédito, o seu neto, António Moncada S. Mendes, desvenda o lado pessoal do cônsul e da sua família”, adianta a nota enviada à Agência ECCLESIA.
António Moncada S. Mendes é licenciado em Ciências Políticas e possui um mestrado em Estudos Russos (Teatro) obtido na Universidade de Montreal, Canadá; com o seu primo Álvaro Alpoim de Sousa Mendes, dedicou-se à difusão da memória do seu avô.
O ‘Yad Vashem’ distinguiu Aristides de Sousa Mendes com o título de “Justo entre a Nações” do Memorial do Holocausto, a maior distinção para não-judeus que pode ser emitida em nome do Estado de Israel.
Durante a II Guerra Mundial, o então cônsul de Portugal em Bordéus ajudou a salvar muitas vidas durante a perseguição do regime nazi aos judeus.
in agencia.ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário