domingo, 1 de abril de 2018

TRILHO ENTRE MOSTEIROS


O ponto de partida é o Mosteiro Beneditino de Ganfei e o tempo estimado para o percurso é de 4h30, com chegada ao mesmo local.
    O trilho Entre-Mosteiros constitui um itinerário de interligação com a ecopista permitindo a visita a dois emblemáticos mosteiros - o de Ganfei e o de Sanfins. Este percurso foi elaborado com recurso a variantes, de forma a permitir o acesso a todo o tipo de visitantes.
    O primeiro ponto de interesse é claramente o Convento Beneditino de Ganfei e a sua cerca. A igreja românica, de três naves, remontará já ao século VII e será possível de visitar.
    O percurso segue pela encosta norte do Monte do Faro, percorrendo os primeiros lugares da freguesia de Ganfei terra onde nasceu São Teotónio, o primeiro santo português. Já na encosta excelentes panoramas para a Fortaleza de Valença e a cidade galega de Tui. 
    O trilho entra nas vastas matas de pinheiros da encosta do Monte do Faro até atingir a cerca da quinta do Mosteiro de Sanfins. No local a imponente igreja românica, do século VII e as ruínas do velho mosteiro. Daqui o percurso desce para freguesia de Verdoejo passando pelas gravuras rupestres da Barreira, pelo Pelourinho do antigo Couto Monástico de Sanfins até atingir a Ecopista. Deste ponto o percurso desenvolve-se até Ganfei na Ecopista com oportunidade para apreciar os edifícios singulares das estações e apeadeiros de Verdoejo e Ganfei.
    O ponto mais alto atingido o a Fonte Seca com 310 mts de altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário