segunda-feira, 2 de abril de 2018

VALENÇA É NOSSA… É DE LAMPREIA… E VAI AO MUNDIAL DAS PIZZAS!

É pizza. É de lampreia. É nossa. E vai ao Campeonato do Mundo… das pizzas. A prova vai realizar-se na cidade de Parma, em Itália, entre os próximos dias 9 e 11 de abril. João Guterres, empresário de Valença, é um dos autores desta inovadora ideia de apresentar o ciclóstomo. O alvo de João Guterres está sobretudo fixo nos jovens. Para o empresário é necessário colocar a juventude a consumir mais lampreia. E isso, reiterou, “passa por apresentar a lampreia de maneira diferente. Criar novas formas e fazer com as coisas evoluam de forma saudável”.
Do papel, a pizza de lampreia passou a ser uma realidade. Os primeiros provadores, contou João Guterres à Rádio Vale do Minho, gostaram muito. Tanto que a nova criação está de malas feitas para o Campeonato do Mundo. Pela frente, como é previsível, estão enormes adversários. Entre eles as mais prestigiadas casas italianas. “Temos consciência disso mas estamos muito confiantes! Não é fácil mas acreditamos muito nos sabores portugueses. Levamos uma pizza com um sabor único. Nada se parece com ela”, realçou o empresário. “O sabor da lampreia é muito particular e estou confiante que vamos ter um bom resultado. Pelo menos entre os 10 primeiros”, disse.
De referir que o Campeonato Mundial de Pizzas é disputado em diversas modalidades que vão desde a Pizza Clássica, Pizza sem Glúten; Pizza mais Larga; Pizza a Dois; Pizza em Velocidade… entre outras. Este ano será a 27ª edição do evento que já viu várias criações portuguesas a brilhar nas últimas edições. Foi o caso da pizza Nonna Rosa, vinda de Stº. Tirso. Agostinho Pereira, proprietário de uma pizzaria naquele concelho, foi o responsável pelo êxito e já não é estreante nestas andanças. Em 2016 foi considerado o melhor português da competição, no ano passado cedeu o lugar, apenas por dois pontos, a um amigo de Ponte da Barca, mas não ficou triste, já que na classificação geral passou do 63.º lugar para o 42.º, entre 450 participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário